Saiba as diferenças entre as vacinas da Covid-19 que são aplicadas em Várzea Paulista

Coronavirus - Vacinação Saúde - Destaques

Coronavac, AstraZeneca e Pfizer foram aprovadas pela Anvisa e tem eficácia garantida

Atualmente Várzea Paulista está imunizando a população com três tipos de vacina: Coronavac/Butantan, AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e Pfizer/BioNTech, todas já aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Saiba como cada uma funciona:

Coronavac/Butantan:

É uma vacina de vírus vivo inativado. Os cientistas cultivam o Sars-CoV-2 em laboratório e depois o tratam com uma substância que torna o agente incapaz de fazer suas cópias, mas sendo capaz de criar uma resposta imunológica ao vírus. A tecnologia é tradicional e utilizada há décadas. O exemplo mais famoso é o da vacina contra a gripe, feita da mesma maneira e inoculada em cerca de 70 milhões de brasileiros anualmente.

AstraZeneca/Oxford/Fiocruz: 

Por meio de um vetor viral. No laboratório, cientistas modificam geneticamente um adenovírus – que causa um resfriado comum, para que ele contenha em sua estrutura uma parte do coronavírus. Ao entrar nas células, o adenovírus faz com que elas passem a produzir essa proteína e a exiba em sua superfície, o que é detectado pelo sistema imune, que cria formas de combater o coronavírus e cria uma resposta protetora contra uma infecção. Durante a engenharia genética, o vetor também é alterado para não se multiplicar. Ou seja, não é capaz de provocar doenças.

Pfizer/BioNTech:

É desenvolvida com tecnologia de RNA mensageiro, que transporta informações genéticas ao organismo para que seja produzida uma proteína do vírus que ative o sistema imunológico para gerar resposta de anticorpos contra o coronavírus.