Prefeitura esclarece dúvidas sobre o agendamento da vacina contra a Covid-19

Coronavirus - Vacinação Destaques Notícias Saúde - Destaques

Unidade Gestora de Saúde responde aos principais questionamentos sobre o cadastro no Portal do Cidadão

O cadastro e agendamento da vacinação contra a Covid-19 em Várzea Paulista é realizado através do Portal do Cidadão (http://bit.ly/2Mgze8Y). A Prefeitura já disponibilizou um passo a passo de como realizar o cadastro (https://bit.ly/3uAj4XN) e agora esclarece as dúvidas mais frequentes dos cidadãos.

Dúvidas frequentes:

•             O que fazer quando inserir um dado pessoal errado no cadastro?

Se conseguir finalizar o cadastro, realize o agendamento e, quando chegar ao momento da vacinação, solicite à equipe de triagem que altere os dados errados.

Caso não consiga agendar, devido ao erro no cadastro, entre em contato com o suporte: (11) 4606-8134 e 4606-8135. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

•             Já cadastrei outra pessoa no meu e-mail. Como proceder?

Você deverá criar um e-mail para quem tomará a vacina. O cadastro no Portal Cidadão é pessoal e intransferível — somente um cadastro por e-mail.

O Portal Cidadão é um site governamental (.org), que deve ter a confirmação do usuário em um e-mail próprio, por meio do qual é enviado aos usuários, após passarem pelo processo de assinatura, uma confirmação de que o usuário é quem, de fato, está realizando o cadastro e de que não se trata de um hacker tentando acessar o banco de dados.

O que fazer quando o cadastro possuir dois endereços?

Se o endereço principal (o primeiro) for de Várzea Paulista, isso não impedirá o agendamento; caso seja de outro município, o interessado deverá entrar em contato com o suporte.

•             O que fazer quando o cadastro possuir endereço de outra cidade?

A vacinação é para os munícipes de Várzea Paulista. Caso possuam residência em Várzea Paulista, devem proceder como na pergunta anterior.

•             Posso me cadastrar pelo Corona-fone?

O Corona-fone é destinado ao atendimento das pessoas com dificuldades de acesso à internet, pois o meio de agendamento oficial é o Portal do Cidadão.

•             Por que o número do Corona-fone está sempre ocupado?

Devido à grande demanda de ligações e usuários entrando em contato para agendamento e não para sanar as dúvidas sobre o cadastro, as linhas estão ficando congestionadas. Antes de ligar, tente realizar o cadastro no Portal do Cidadão.

•             Posso me cadastrar com a equipe que faz a vacinação?

Não, o drive-thru é somente para cadastro de pessoas que já estão agendadas para tomarem a vacina. O meio oficial de agendamento é o Portal do Cidadão.

•             Posso ir até a Unidade Gestora de Saúde me cadastrar para a vacinação?

Não. A Unidade Gestora de Saúde é para atendimento de outros assuntos relacionados à saúde e ao SUS. O meio oficial de agendamento é o Portal do Cidadão.

•             Receitas para comprovar comorbidades podem ser de convênios particulares?

Sim, independentemente de a origem da receita ser de convênio particular ou SUS, desde que esteja com CRM, Nome e Carimbo do médico, e também com no máximo 1 ano.

•             Fiz o cadastro, mas não aparece nenhuma data disponível para vacinação. Como proceder?

Caso você esteja dentro dos parâmetros atendidos na data, ela aparecerá em verde, ou seja, disponível para agendamento. Caso contrário, o calendário estará indisponível para agendamento.

Se estiver dentro da faixa etária, com endereço de Várzea Paulista, e o calendário permanecer indisponível, entre em contato com o suporte: (11) 4606-8134 e 4606-8135. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

•             Não pude comparecer na data da segunda dose, como reagendar?

Entrar em contato com o suporte (11) 4606-8134 e 4606-8135. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É necessário enviar a foto do cartão de vacinação e o documento pessoal (CPF).

•             Quando serão liberadas mais doses para as gestantes?

As agendas independentes de comorbidade ou faixa etária são abertas conforme o recebimento de doses enviadas pelo estado.

•             Quais profissões entram em profissionais liberais?

Profissionais que trabalham na área de saúde sem vínculo empregatício (registrado).

•             Tomei a 1º dose em outra cidade. Como proceder?

Entrar em contato com o suporte (11) 4606-8134 e 4606-8135. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É preciso enviar a foto do cartão de vacinação e o documento pessoal (CPF). Os casos são avaliados individualmente, pois o município que realizou a 1º dose é o principal responsável pela 2º dose do paciente.

•             Tomei a 1º dose em outro estado. Como proceder?

Entrar em contato com o suporte(11) 4606-8134 e 4606-8135. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Envie a foto do cartão de vacinação e o documento pessoal (CPF).

•             Sou profissional de saúde e ainda não tomei a 1º dose. Como proceder?

Realizar o cadastro no https://portal.varzeapaulista.sp.gov.br/governo/unidades-gestoras-municipais/saude/coronavirus/vacinacao/cadastro-vacinacao/, e aguardar a ligação da Unidade Gestora de Saúde.