Desconto no pagamento do IPTU segue até 10 de março

Finanças - Destaques

Vencimento para quem pagar à vista é dia 10 de março e parcelamento em dez vezes vence todo dia 10

Os contribuintes varzinos que optarem em pagar o IPTU 2021 à vista, devem fazer a quitação do imposto até o dia 10 de março e receber desconto de 10% para quem não tem dívida ativa e de 5% para quem tem débitos de IPTU. Os carnês começaram a ser distribuídos em fevereiro e todos possuem código de barra, podendo ser pago em aplicativos bancários, agencias bancarias e caixas lotéricas.

O munícipe que optar pelo pagamento parcelado terá o vencimento de cada uma das dez parcelas no dia 10 de cada mês, a partir de março. O imposto não teve aumento, apenas a reposição inflacionária de 4,77%.

O contribuinte que ainda não recebe o carnê pode fazer a impressão do mesmo ou acessar o código de barras para o pagamento no site varzeapaulista.sp.gov.br, no ícone IPTU 2021. Para o acesso, basta digitar a identificação do carnê, presente no documento do ano anterior.

Outra opção é se dirigir ao Facilita e passar pela recepção, para encaminhamento ao setor de Tributação. O endereço é Rua João Póvoa, 97 — Jardim do Lar; o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Para mais informações, entre em contato com o setor, pelos telefones (11) 4606-8662 ou (11) 4606-8619, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Para imprimir o IPTU no portal Cidadão Online

Através deste link, é preciso preencher o número de código reduzido ou a inscrição cadastral do imóvel e clicar em “Buscar”. Uma tela com extrato de todas as parcelas irá abrir. É possível emitir a segunda via de todas as parcelas ou cada uma individualmente. Basta clicar em “Emitir 2ª via” da parcela escolhida no lado direito da tela. Na nova página, é preciso clicar em “Imprimir” e escolher o destino de impressão. Caso prefira salvar o documento em PDF, clique em “Imprimir” e na opção “Destino” selecione “Salvar em PDF” e por fim clique em “Salvar”.

Para imprimir o IPTU no aplicativo Cidadão Online

Antes de adquirir a segunda via do carnê do IPTU 2021, é necessário fazer o download do aplicativo Cidadão Online e se cadastrar. O passo a passo pode ser conferido aqui.

Após cadastro, na tela principal do aplicativo haverá a opção em amarelo “2ª via de I.P.T.U”. Ao clicar, será direcionado a uma nova tela com a opção “Buscar imóvel”. Na tela seguinte, é preciso digitar o código reduzido do imóvel e clicar em “Filtrar”.

Uma nova página com as informações sobre o imposto será aberta e é preciso clicar no nome do proprietário. A nova página contém todas as parcelas. Ao clicar em “Copiar”, o código de barras será copiado e pode ser colado em outros aplicativos, como o bancário.

Já clicando em cima do valor da parcela, aparecerá uma nova aba com informações sobre o detalhamento da parcela. Para salvar o arquivo PDF é preciso clicar em “Exportar Guia”. A nova aba oferecerá duas opções: “Compartilhar”, em que é possível enviar o arquivo via WhatsApp, E-mail, aplicativo bancário, entre outros; e “Visualizar”, que permite abrir o arquivo no aplicativo de visualização de arquivo PDF ou aplicativo bancário.