Aprenda o passo a passo para se cadastrar no app Cidadão Online

Planejamento e Inovação - Cotidiano Planejamento e Inovação - Destaques

Aplicativo permite acessar serviços públicos diretamente no seu celular

A Prefeitura de Várzea Paulista lançou o aplicativo ‘Cidadão Online’, para facilitar o acesso dos moradores da cidade aos serviços públicos. O acesso é fácil e rápido, confira o passo a passo:

1 – Acesse a loja de aplicativos do seu celular (play store) e procure o aplicativo ‘Cidadão Online’, da Sonner Sistemas de Informática Ltda. O app é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS. Acesse pelos links:

Link para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sonner.portalmobile

Link para IOS: https://apps.apple.com/br/app/cidadão-online/id1282551914

2 – Faça o download e instale o aplicativo

3 – Abra o aplicativo e permita que ele encontre a sua localização. Desta forma, você será direcionado para a ‘Prefeitura de Várzea Paulista’

4 – Na tela inicial, clique em ‘Cadastro’

5 – Informe nome, e-mail e cadastre uma senha. A próxima tela solicitará CPF, data de nascimento, nome da mãe e sexo. Na tela seguinte, é preciso informar a rua, número da casa, bairro, CEP, cidade e estado

6 – A confirmação será enviada para o e-mail indicado. Assim, é preciso entrar no e-mail e validar o cadastro clicando no link enviado. Atenção: se não encontrar o e-mail na caixa de entrada, procure na pasta “lixo eletrônico” ou “spam”.

7 – Em seguida, entre novamente no aplicativo e faça seu login, colocando e-mail e senha. Pronto, você já pode utilizar as funcionalidades do aplicativo Cidadão Online.

Acompanhamento escolar

No acompanhamento escolar — os pais ou responsáveis legais dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino tem acesso à lista de chamadas e notas máxima e média da sala, além das notas do aluno.

O cadastro deve ser feito no nome dos pais ou responsáveis, nunca no nome ou CPF do aluno. A liberação do cadastro será feita pela equipe de informática da Prefeitura em até 48 horas.

Com a liberação do cadastro, caso o responsável tenha acesso a escola, mas não consiga encontrar o aluno, a liberação deve ser feita junto à secretaria da CEMEB, com a atualização dos dados do aluno.

Mas caso a liberação não aconteça em até 48h, o cidadão deve enviar um e-mail para acessoapp@varzeapaulista.sp.gov.br. O morador deve informar nome completo, CPF e e-mail utilizado para se cadastrar.

Confira os outros serviços disponíveis:

1 – Saúde

É possível fazer o acompanhamento de consultas agendadas.

2 – Transporte

O munícipe pode conferir os horários e itinerários dos ônibus de transporte público entre bairros.

3 – Ouvidoria

É possível fazer abertura de solicitações na Ouvidoria Municipal, dar sugestões ou fazer reclamações, além de solicitar informações e serviços. E, caso preferir, o cidadão pode se identificar ou contatar de maneira anônima. Também há possibilidade de enviar fotos e marcar a localização da ocorrência.

4 – Guia de Serviços Públicos

Trata-se de manual com todos os telefones, endereços e horários de atendimento dos órgãos públicos que prestam serviços municipais.

5 – 2ª via de IPTU

A pessoa ou empresa que possui imóveis ou terrenos no município pode solicitar a segunda via do IPTU online, basta apenas informar o cadastro do imóvel.

6 – Protocolo

O cidadão terá acesso a todos os protocolos já solicitados e fazer novos pedidos.

7 – Notificações

Ao clicar em notificações, no “sininho” localizado no canto superior direito da tela, o cidadão tem acesso as informações sobre o Transporte Municipal e o Guia de Serviços Públicos.