Aplicadores das vacinas contra Covid-19 não precisam usar luvas

Coronavirus - Vacinação

A exceção se aplica a pessoas com lesões nas mãos que prejudicam a higiene e podem infectar a vacina ou quem a receber

A vacinação contra Covid-19 em Várzea Paulista se iniciou nesta quinta-feira (21) e a não utilização de luvas por parte de algumas pessoas que estão aplicando os imunizantes pode ter chamado a atenção de alguns. Ocorre que o uso de luvas não é obrigatório, segundo nota técnica do Ministério da Defesa, publicada em março de 2020. O documento é baseado no Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação 2014, do Ministério da Saúde, que aponta a aplicação de vacinas “não requer paramentação especial para sua aplicação”. Só é exigido o uso de luvas se quem aplica a vacinação possui algum ferimento que impede a correta higienização das mãos, o que pode causar risco de contaminação à vacina ou a quem a tomará.

“A luva diminui a sensibilidade na hora de aspirar a dose da vacina e de verificar se na hora da aplicação, algum vaso sanguíneo foi pego.
Mas são obrigatórias a lavagem de mãos e a utilização de álcool em gel a cada paciente”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da cidade, Adriana Camargo.

A cidade começou a vacinar os funcionários da saúde contemplados na primeira etapa da Fase 1 do Plano Nacional de Imunização. A etapa iniciada profissionais da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), UCC (Unidade de Combate ao Coronavírus), Hospital Dr. Alcípio, SAU (ambulâncias municipais) e dos PAs (prontos atendimentos) da Unimed, Sobam e Intermédica.
Os trabalhadores da saúde serão vacinados in loco (com prioridade aos que estão na linha de frente) e haverá um ponto de fácil acesso, no Facilita, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados, das 8 às 16 horas.

Assim que houver vacinas disponíveis para o início das próximas etapas, as datas de início de cada etapa serão divulgadas pela Prefeitura de Várzea Paulista.