Professor Rodolfo discute estratégia de imunização com ministro da Saúde

Coronavirus - Vacinação Governo e Administração - Destaques

Durante encontro com a Frente Nacional de Prefeitos, Ministério da Saúde deu como previsão o dia 20 de janeiro para o início da vacinação em território nacional

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, participou na manhã desta quinta-feira (14) da audiência virtual entre Ministério da Saúde e Frente Nacional de Prefeitos. O encontro tratou de assuntos diretamente ligados à Covid-19, como estratégias de imunização,  pactuação de um calendário de vacinação,  aquisição e distribuição dos insumos como seringas e agulhas. Contudo, a informação de maior impacto foi a previsão dada pelo ministro da Saúde,  Eduardo Pazuello, de que a vacinação deve começar no dia 19 de janeiro, em todo o Brasil. Além do chefe do Executivo, participou do encontro o assessor especial da Saúde de Várzea Paulista, Dr. Felipe Amaral de Carvalho.

“A videoconferência tratou de assuntos de suma importância à população, como a previsão de início da vacinação contra Covid-19 já no próximo dia 20. Várzea Paulista está preparada para o início da vacinação, toda nossa estrutura municipal está pronta e à  disposição. Nosso setor de logística,  segurança e insumos está a postos. Estamos apenas esperando o sinal verde do Ministério da Saúde para dar início aos trabalhos. Estamos confiantes”, declarou o prefeito.

Segundo o assessor especial, o governo federal se comprometeu em dar apoio financeiro aos estados e municípios menos preparados. “O governo irá garantir seringas e agulhas aos municípios menos preparados, o que não é o caso de Várzea Paulista já que contamos com uma boa base de insumos. Além do estoque de insumos (seringas e agulhas) contamos com a aquisição de duas câmeras frias para armazenamento. Os setores que garantirão o bom funcionamento dos serviços,  como segurança e logística também estão alinhados”, afirmou Carvalho.

Atualmente, o país conta com 6 milhões de doses da CoronaVac e 2 milhões de doses da AstraZeneca para aplicação em todo o território nacional.