Córrego Ilhabela passa por obras

Infraestrutura - Destaques Urbanismo e Habitação - Destaques

Serão colocados 75 metros de canal no córrego

A Vila Real tem recebido diversas obras ao longo dos anos. Depois de escadaria hidráulica, muro de arrimo, drenagem e pavimentação, foram iniciadas nesta semana as obras no Córrego Ilhabela.

Correspondente a fase dois da reurbanização da Vila Real, etapa um, as obras do pacote do Governo Federal correspondem a colocação de 75 metros lineares de canal no córrego, com objetivo de evitar futuros alagamentos na região em questão.

As primeiras aduelas estão sendo colocadas. Além disso, uma parte do fundo do córrego será concretada. A obra depende também da remoção de um poste para ter continuidade.

A Prefeitura de Várzea Paulista também tem trabalhado para viabilizar a liberação do projeto de pavimentação da Rua Ilhabela. Recentemente, em reunião virtual com técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional, de Brasília, e representantes da Caixa Econômica Federal, gestores municipais discutiram a possibilidade de reprogramar o convênio para realização de calçamento e pavimentação da via. As licenças ambientais da CETESB e DAE já foram conquistadas.

Regularização fundiária

Em convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo, a prefeitura varzina vem atuando para providenciar o título de posse aos moradores do bairro. A empresa GAB, contratada pelo programa Cidade Legal, realiza o cadastramento dos moradores. O processo já ocorreu nas quadras 1 a 5 do bairro e agora segue no Cartório de Registro de Imóveis. Devido a pandemia, os trabalhos foram pausados, mas ainda este mês serão retomados para levantamento sócio cadastral e levantamento geotopográfico das quadras 6 a 18.