Prefeitura cria auxílio emergencial para famílias atingidas por desastres naturais

Desenvolvimento Social - Destaques Governo e Administração - Destaques Jurídico - Destaques Segurança Pública - Destaques

Após cadastro e avaliação da Prefeitura de Várzea Paulista, será pago o auxílio emergencial no valor de até três salários mínimos, por perda de bens móveis de primeira necessidade

As famílias de Várzea Paulista que perderam móveis por conta dos alagamentos na cidade, provocados pela forte chuva da última sexta-feira (27), contarão com um auxílio emergencial equivalente ao valor dos itens de primeira necessidade perdidos, limitado a três salários mínimos vigentes por núcleo familiar. A lei, de autoria da Prefeitura, foi aprovada pela Câmara Municipal na terça-feira (1º). Os munícipes precisam se cadastrar na Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, no Paço Municipal — formulário e entrega da documentação necessária, inclusive a que comprova a posse do imóvel. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O setor e a Defesa Civil farão vistorias nos imóveis, para avaliarem o valor que deverá ser pago a cada família.

Após sancionada e publicada a lei, será possível depositar o benefício ao familiar que apresentar seu cadastro aprovado pela Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social e Defesa Civil. O prefeito Juvenal Rossi convocou as Unidades Gestoras Municipais de Jurídico e Desenvolvimento Social e criou a ajuda. “Nesta hora, não há o que pensar, senão em buscar meios que ajudem as famílias. Por isso, convoquei imediatamente, já no sábado, as unidades e criamos o projeto de auxílio emergencial”, declarou.

O auxílio é uma resposta da Prefeitura à tromba d’água que atingiu a região central, com 70 mm de chuva (70 litros de água em cada metro quadrado), sobretudo nos bairros Jardim Satélite e Jardim do Lar, em aproximadamente uma hora, e de 17 mm na Região Norte.

Na tarde da terça-feira (1º), o prefeito Juvenal Rossi e outros gestores das pastas municipais de Desenvolvimento Social, Obras, Assuntos Jurídicos e Infraestrutura Urbana, além da Defesa Civil, reuniram-se com uma comissão de cinco moradores, que representou 19 famílias desses dois bairros que já alegaram a perda de móveis. No auditório da Praça CEU, os representantes da Prefeitura detalharam os procedimentos necessários ao usufruto do novo benefício e abordaram outras medidas de enfrentamento às próximas chuvas.

O Paço Municipal fica na Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284 — Centro. Para tirar dúvidas acerca dos trâmites e ter mais informações, basta entrar em contato com o Desenvolvimento Social, pelo telefone (11) 4596-9600, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Nova intervenção

O prefeito já adiantou que um segundo túnel sob a linha férrea, ao lado do que foi construído recentemente, será licitado nos próximos dias, para que a capacidade de vazão seja aumentada e haja menores chances de alagamentos próximos à empresa Advance, como o acontecido na sexta-feira (27). “Já temos o mais difícil: as aprovações ambientais e da MRS, proprietária da área sob a linha férrea. Elas valem para o túnel que será construído e até mesmo para mais um, caso queiramos executar a obra no futuro”, explicou o gestor municipal de Obras, Josué Santana.

Outras ações

Na reunião, Rossi também solicitou à Defesa Civil estudos detalhados para que a Infraestrutura Urbana possa projetar e buscar viabilizar trabalhos de drenagem de água das chuvas em pontos críticos da cidade. A Prefeitura também estuda outras ações para evitar novos alagamentos na cidade, em especial nos locais mais sujeitos a esses problemas.