Em videoconferência com Brasília, Prefeitura discute pavimentação e regularização fundiária na Vila Real

Infraestrutura - Destaques Urbanismo e Habitação - Destaques

Com processo de regularização do bairro em andamento, gestão pretende pavimentar Rua Ilhabela

O prefeito Juvenal Rossi, o gestor de Infraestrutura Urbana Renato Germano e o gestor de Obras Josué Santana participaram nesta segunda-feira (16) de uma videoconferência com técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional, de Brasília, e representantes da Caixa Econômica Federal.

A reunião tinha como pauta o bairro Vila Real, que ao longo dos anos recebeu obras como escadaria hidráulica, muro de arrimo, drenagem e pavimentação; e hoje passa por processo de regularização fundiária. “Tudo o que era preciso fazer de obra física e infraestrutura foi feito. Agora estamos correndo atrás da parte documental”, explica Rossi.

Rua Ilhabela

“Canalizamos o Córrego, pavimentamos 36 ruas, construímos o Centro Comunitário… Agora a nova proposta é a pavimentação da Rua Ilhabela no leito atual, que já conta com emissário de esgoto”, explica Germano.

O prefeito agradeceu o contato e a atenção dos técnicos e representantes. Afirmou, ainda, que as licenças ambientais da CETESB e DAE já foram conquistadas. “Estamos viabilizando a possibilidade de reprogramar o convênio. Temos um projeto de pavimentação e calçamento para a Rua Ilhabela. Agora precisamos da ajuda do Ministério para concretizar os trabalhos.”

A conversa teve o objetivo de ilustrar a situação atual e firmar o termo de compromisso com a proposta de reformulação.

Regularização fundiária

Em convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo, a prefeitura varzina vem atuando para providenciar o título de posse aos moradores do bairro. A empresa campineira GAB contratada pelo programa Cidade Legal vem atuando no município para fazer o cadastramento dos moradores, que já foi realizado nas quadras 1 a 5 do bairro e agora segue em processo no Cartório de Registro de Imóveis.

Devido a pandemia, os trabalhos foram pausados, mas ainda este mês serão retomados para levantamento sócio cadastral e levantamento geotopográfico das quadras 6 a 18.