Obras de melhoria em quatro UBSs avançam

Saúde - Destaques Urbanismo e Habitação - Cotidiano Urbanismo e Habitação - Destaques

Unidades dos bairros Jardim Buriti, Jardim Promeca, Jardim América IV e Jardim América III recebem serviços para melhorar atendimento e condições de trabalho

UBS JARDIM BURITI

Quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão recebendo serviços para reformar ou ampliar os espaços, e melhorar as acomodações para servidores e população. A obra mais avançada é a da reforma do Jardim Buriti, que está em seu estágio final. As demais, dos bairros Jardim Promeca, Jardim América IV e Jardim América III também avançam, em etapas distintas. Todos os trabalhos são realizados por construtoras licitadas, sob gerenciamento da Unidade Gestora de Obras.

UBS Jardim Buriti

A equipe de trabalho realiza ajustes finais após as trocas de vasos sanitários e portas, além do assentamento de azulejos na parte externa do prédio, para evitar infiltrações de água nas paredes. Na semana que vem, deve ser feita a instalação de gradil na porta de entrada, como proteção contra eventuais atos de vandalismo. A obra também contempla a instalação de novas luminárias.

Cerca de 90% dos trabalhos previstos na licitação já estão concluídos. Gradis de proteção foram instalados em todas as janelas, para evitar depredação, e as paredes internas e externas foram pintadas. Se as condições de tempo permitirem, na semana que vem, os trabalhos serão finalizados e, assim que possível, a UBS estará novamente aberta, para atender a população.

UBS Jardim Promeca

A unidade do bairro está recebendo pintura nas partes interna e externa das paredes. A obra também inclui telas mosqueteiras nas janelas, para proteção, adequação na cozinha, com mudança de uma porta de lugar, para dar maior privacidade aos servidores, em suas refeições, troca de divisórias existentes por paredes de gesso (drywall), mais bonitas e resistentes. A previsão de término dos serviços é até a primeira quinzena do mês que vem, mas a Prefeitura busca, junto à construtora, entregar a obra concluída à população o quanto antes.

UBS Jardim América IV

A reforma da UBS Jardim América IV já avançou em 15%. O prédio secundário do órgão está recebendo a troca do telhado. O recinto também terá parte do forro trocada, reparo nos revestimentos que sofreram infiltração será executado uma estrutura conhecida como mão francesa, no telhado, para evitar infiltrações de vento ou chuva.

No prédio primário, já foram pintados os barramentos. A obra prevê a pintura interna, e a troca de algumas portas e de uma janela danificada. Os serviços no equipamento devem ser finalizados até o final do mês que vem. A Prefeitura trabalha em parceria com a empresa licitada, para que a reforma seja concluída o mais rápido possível.

UBS Jardim América III

O local continua a receber os trabalhos de fundação necessários para a ampliação prevista. Esta semana, está sendo produzida a ferragem que será usada nos alicerces.

A unidade vai ganhar uma sala para a prática do lian gong, uma sala de ginecologia, um banheiro adaptado para cadeirantes e um depósito de materiais de limpeza. As obras na unidade devem ser concluídas na primeira quinzena de agosto deste ano, mas a administração municipal está fazendo o máximo, junto da construtora, para adiantar ao máximo a conclusão dos trabalhos.