Guarda Civil Municipal: 29 anos de defesa do patrimônio público e da população de Várzea Paulista

Segurança Pública - Cotidiano Segurança Pública - Destaques

Corporação se destaca por ações diferenciadas, graças a capacitações recebidas ao longo dos anos

Nesta quinta-feira, 28 de maio, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Várzea Paulista completa 29 anos de existência. Ao longo desse período, foram muitos os avanços de uma corporação que sempre teve a vocação de agir não só para proteger os espaços públicos municipais, mas também no resguardo dos patrimônios da população varzina, de modo geral, sempre fazendo o melhor trabalho possível. Após receber cursos diferenciados, os guardas varzinos já mostraram seu valor em ações até mesmo como partos em viaturas e combate a incêndios. “A diferença de nossa GCM é não duvidar de sua capacidade. Quando necessário, ela tem certeza do que precisa fazer e age com naturalidade. Isso faz parte da história da cidade”, afirma o orgulhoso comandante da corporação, Pedro Eli da Cunha, pela qual atua já há 28 anos, em várias patentes.

O administrador relembra que a GCM começou em menor número, em 1991, mas, com o apoio de todas as administrações municipais desde então, cresceu bastante, à medida que a população aumentou, com concursos públicos. Eli viu os guardas receberem várias capacitações que souberam ser usadas no momento certo, algo que lhe deixa feliz e orgulhoso, agora no comando da instituição. O comandante cita, além dos exemplos já dados acima, que guardas desengasgaram bebês e os levaram a hospitais e também chegaram a agir em combate a assalto. A corporação está inclusive preparada e equipada para agir contra protestos violentos. “Isso me traz alegria e é marcante porque mostra que os guardas colocam em prática o que aprendem nas capacitações, sem medo, pois estão preparados”, declara.

Segundo ele, as pessoas que precisaram dos serviços da GCM são prova viva de que há um trabalho conjunto importante entre os guardas e ela, em prol da cidade.

Realização

Cunha chegou à GCM como guarda “manga lisa”, nome dado a quem ainda não progrediu na carreira da força de segurança municipal. Apaixonado pelo trabalho da corporação, ele, que passou por todas as patentes e até pelo cargo de corregedor dela, chegou ao seu comando há quase quatro anos. “Trabalhei e cheguei ao meu limite. Quando você faz as coisas com paixão e encontra caminhos para desenvolver o que espera para melhorar a instituição e prestar um serviço de excelência à população, a sensação é muito gostosa. Porém isso não se faz sozinho, mas, sim, com a anuência e participação do poder público direto”, afirma o orgulhoso comandante, reconhecendo o apoio dado por todas as gestões municipais de 1991 até hoje.

Eli faz questão de lembrar também que alguns guardas já partiram, ao longo desses 29 anos. “Foram momentos tristes, mas o que me conforta é saber que todos nós temos o dia certo para irmos ao encontro de nosso Senhor. Esses guardas deixaram um excelente serviço e lembranças boas”, reconhece.

Perspectiva

De acordo com o comandante, a GCM aguarda a realização de novos cursos por meio de recursos que vêm sendo buscados pela Unidade Gestora de Segurança Pública, criada no início deste ano pela Prefeitura. “Estamos à disposição do povo, para prestar o melhor serviço possível”.

Para acionar a GCM caso identifique atos suspeitos perto de sua casa, inclusive sobre questões ambientais; perturbação pública como som alto após as 22 horas; busca de orientação em casos de emergências diversas; ou, neste momento, até mesmo comércios que não estão respeitando as recomendações legais de cuidados por conta da pandemia de Covid-19, basta entrar em contato pelo telefone. Os números são: 4596-7744, 153, 08007700811. O atendimento é feito 24 horas, todos os dias.