Em 30 dias, Várzea Paulista vai de 2 a 62 infectados com COVID-19

Coronavirus - Boletim epidemiológico Saúde - Destaques

Com a chegada dos testes rápidos, número também pode aumentar

A população pode notar por meio do boletim epidemiológico sobre a COVID-19 em Várzea Paulista que há aumento no registro de casos confirmados da doença na cidade. Em 14 de abril, havia somente dois casos positivos no município. Passado apenas um mês, em 14 de maio, o boletim já registrava 62 casos confirmados de coronavírus.

O médico infectologista Fernando Max explica que há um aumento no número de pessoas com síndrome gripal, em decorrência de vários fatores. “Com exceção de quem precisa trabalhar, as pessoas estão ficando muito pouco em casa, o que pode ser confirmado pela taxa de isolamento que vem caindo dia a dia, e com isso as pessoas se expõem mais. Falta também uma maior adesão ao uso da máscara, que é uma medida importante na contenção da disseminação do vírus.”

A aplicação dos testes rápidos também acelera a confirmação da doença. “Com a chegada dos testes rápidos estamos conseguindo testar todas as pessoas com síndrome gripal na Unidade de Combate ao Coronavírus (UCC). O exame é colhido a partir do oitavo dia de sintomas que o indivíduo apresenta. Com isso conseguimos fazer o diagnóstico de maneira mais rápida, e consequentemente ter a confirmação do caso em menos tempo”, explica o médico.

Para tirar dúvidas sobre sintomas do COVID-19, os munícipes devem entrar em contato com o Corona-fone pelos números (11) 4606-8134 e (11) 4606-8135. A central de atendimento funciona todos os dias, das 07h às 19h, e orienta quando é necessário procurar atendimento na UCC, núcleo de atendimento especializado em coronavírus na cidade. O local conta com estrutura para diagnóstico e é localizado atrás da UPA, onde fica o Poupatempo da Saúde, na Avenida Eduardo de Castro, 65, Centro, com funcionamento das 07h às 19h, todos os dias da semana.

Taxa de contágio

De acordo com Fernando Max, a curva de contágio é a velocidade com que são notificados novos casos da COVID-19.

No dia 24 de abril havia 10 infectados, e quatro dias depois, eram 24 casos positivos na cidade, mais que o dobro do valor anterior. Desde então, o número de casos positivos vem aumentando consideravelmente.

Recentemente, este número saltou de 46 para 62, em relação aos dados de quarta (13) e quinta-feira (14). Neste caso, a Unidade Gestora de Saúde explica que este crescimento dos números positivos da COVID-19 se dá por conta de notificações que foram repassadas ao município somente nesta quinta-feira (14), tratando-se de casos de clínicas e hospitais particulares que aguardavam confirmação.

Entretanto, o número de casos suspeitos também teve um aumento, bem como a procura por atendimento nos canais do município.