Entenda a taxa de contágio de COVID-19 em Várzea Paulista

Coronavirus - Boletim epidemiológico Saúde - Destaques

Número de casos no município pode aumentar com ampliação de testagem

Várzea Paulista tem enfrentado a pandemia do coronavírus com diversas ações, também deixando a população bem informada sobre a evolução dos casos no município, em que diariamente são emitidos boletins epidemiológicos nas redes sociais da Prefeitura Municipal.

De acordo com as notificações obtidas na cidade, o gráfico abaixo mostra a evolução da curva de contágio, com datas e número de infectados. De acordo com Fernando Max, médico infectologista, a curva de contágio é a velocidade com que são notificados novos casos da COVID-19.

“A gente pode perceber neste gráfico que em abril, no período dos dias 24 a 28, o número de casos mais que duplicou. E agora em maio aparentemente começou a se estabilizar”, comenta Max.

Entretanto, o médico infectologista informa que neste mês os casos irão aumentar na cidade: “A tendência, agora que temos os testes disponíveis no município, é que a gente consiga fazer mais diagnósticos em relação aos casos suspeitos, porque antes estávamos realizando os testes apenas em casos graves. Com a chegada dos testes rápidos, estamos fazendo com indivíduos com sintomas a partir do oitavo dia, então com isso, com certeza a partir de agora serão notificados mais casos, inclusive fazer a confirmação de forma muito mais rápida.”

Quando um caso positivo de coronavírus é identificado no município, o indivíduo é afastado de suas atividades por 14 dias, permanecendo isolado. Além disso, todos os familiares da mesma casa recebem afastamento pelo período de 14 dias, a partir do início de diagnóstico do infectado. O médico explica: “A taxa de contágio vem no Brasil, na maioria dos estados, está em plena ascensão, mostrando que uma pessoa infectada pode estar contaminando mais três outros casos, e mostrando a importância de conseguirmos identificar essas pessoas de forma mais rápida par orientar a questão do isolamento”, completa.

“Antes, havia muita demora com os resultados dos testes por conta da demanda, mas agora os casos graves são testados no Hospital São Vicente, que é a referência, e em três dias, em média, recebemos a resposta e a notificação”, finaliza Max.