Unidade de Segurança Pública reúne autoridades e moradores para discutir segurança em Várzea Paulista

Segurança Pública - Cotidiano Segurança Pública - Destaques

Evento foi realizado na Câmara Municipal

Na Câmara Municipal de Várzea Paulista, nesta quinta-feira (20), gestores da Prefeitura e diversas autoridades se encontraram com moradores para debater assuntos relacionados à segurança, como boletim de ocorrência, compartilhamento de imagem, a lei municipal 2422/2019 – que fala sobre o Programa Câmera Cidadã, entre outros.

Segundo o gestor executivo da Unidade de Segurança Pública, Ricardo Rodrigues, grandes passos já estão sendo dados para melhoria da segurança pública no município. “Por exemplo, a união entre inteligência e operação combateu os pancadões em 15 dias. Inclusive, vinham muitas pessoas de fora da cidade para cá. Detectamos também que 90% dos roubos são executados por pessoas de fora daqui. Desta maneira, um dos passos para coibir crimes é a muralha digital”, esclarece.

O projeto está em andamento, com instalações de câmeras nos Centros Educacionais Municipais de Educação Básica (CEMEB) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em um trabalho de inteligência com a Polícia Civil, Polícia Militar, Unidade de Segurança Pública e Guarda Civil Municipal.

Compromisso com a segurança

Recentemente, a estação de trem de Várzea Paulista recebeu instalação das câmeras de segurança. O gestor executivo da pasta ainda garantiu os seguintes compromissos: concurso para contratação de novos GCMs, colocação de câmeras e leitura de placas (Muralha Digital), implementação da vizinhança solidária e da câmera solidária. Além disso, ele explicou há projetos para que a portaria seja terceirizada, e assim, mais GCMs direcionados a atuação na rua.

Para o gestor de Desenvolvimento Econômico, Marcos Bueno, a Guarda Civil Municipal possui muita capacitação, que será ainda mais valorizada com a nova Unidade Gestora de Segurança Pública. O gestor da pasta em questão, Basson, explicou que a equipe já começou a agir para que a população se sinta mais segura.

O representante dos comerciantes da região norte, o Adrianinho, como é conhecido, contou sobre a criação de um grupo no WhatsApp com 150 comerciantes, que tem auxiliado na inibição de crimes na região norte de Várzea Paulista.

O encontro contou com a presença de Daniel Basson (gestor da Unidade de Segurança Pública); Ricardo Rodrigues (gestor executivo da Unidade de Segurança Pública); Marco Bueno (gestor da Unidade de Desenvolvimento Econômico); Rafael Costa (delegado representante da Polícia Civil), Sargento Silcrei (3º Companhia da Polícia Militar), Guarda Municipal Djair (representando o Comandante Pedro Eli Cunha), Sidnei Zanini (representando a Associação Comercial e Empresarial de Várzea Paulista), Adriano de Castro Pavan (representante dos comerciantes da cidade) e os vereadores Nil, Giba Moraes, Osmar do Mirante, Mauro Aparecido e Hulk.