Guardas Ambientais recebem novo fardamento

Segurança Pública - Cotidiano Segurança Pública - Destaques

Kit ambiental, com calça, camiseta, gandola e cinto de guarnição completo, é uma doação da empresa Plasinco

O Prefeito Juvenal Rossi prestigiou o recebimento de novas fardas para os Guardas Ambientais nesta segunda-feira (03), com autoridades municipais reunidas na base da Guarda Civil Ambiental de Várzea Paulista.

O kit ambiental, que contém calça, camiseta, gandola e cinto de guarnição completo, é advindo de uma doação da empresa Plasinco, que tem parceria com o município. “Adotamos a farda verde que é padrão de identificação”, explica o inspetor Afonso, coordenador da Guarda Ambiental varzina.

Juvenal Rossi agradeceu os presentes, em especial a empresa doadora, e salientou a importância do meio ambiente para a cidade. “Precisamos pensar na próxima geração e preservar. Agradeço o trabalho individual de cada GCM com a causa ambiental, que agora também estará dentro da nova Unidade de Segurança Pública. Desta forma, trabalharemos efetivamente o preventivo, agindo com programas de vigilância”, explica o prefeito. “Com relação ao meio ambiente, nesses anos me dediquei à melhora do esgoto na cidade, alcançando 94% de saneamento no município todo, bem como no tratamento dos mananciais. Novos projetos a partir das demandas serão elaborados para pensar no futuro”, completa.

Por sua vez, Daniel Basson, gestor da nova Unidade Gestora de Segurança Pública, mostrou-se solícito: “Agradeço ao prefeito, aos guardas e a todos os presentes. Estarei à disposição para alinharmos novas ideias para colaborarmos com o aumento da segurança na cidade em todas as esferas, inclusive ambiental.”

Representando a empresa Plasinco, Ailton Amaral considerou que ações, mesmo que sejam pequenas, podem ajudar o município. “Os uniformes são apenas um ponto de motivação para continuação deste trabalho, um estímulo, porque o trabalho que os guardas ambientais fazem é de extrema importância, que talvez não seja visto pela nossa geração, mas as gerações futuras sim. O pouco que fazemos agora pode trazer benefícios para colhermos mais adiante”, pondera.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Pedro Eli da Cunha, ressaltou o comprometimento dos GCMs com o trabalho. “A Guarda Ambiental varzina é a única da região que trabalha com a recolha de abelhas, além de animais silvestres e animais peçonhentos. Também tem poder de autuação para fiscalização ambiental. O compromisso dos guardas merece reconhecimento”, considera.

Guarda Ambiental

A Guarda Ambiental foi implementada em 2016, e desde então tem colaborado para um cenário ambiental melhor no município. “Aqui próximo a nossa base, antes as pessoas caçavam e matavam muitos bichos. Depois que a Guarda Ambiental foi instalada, por meio da fiscalização e orientação, isso parou de ocorrer. Agora percebemos que os animais voltaram a aparecer por aqui, como por exemplo, veado campeiro, quati, paquinha, jaguatirica, tucano, cachorro do mato, entre outros”, revela Afonso.

Para acionar a Guarda Civil Ambiental, basta telefonar para 153 ou 0800 008 11.