Obra do córrego Bertioga segue em várias frentes

Urbanismo e Habitação - Cotidiano Urbanismo e Habitação - Destaques

Tunnel liner, piscinão, muro de ala, bolsão de estacionamento e trecho da Av. Padre Jordan recebem intervenções

As obras do córrego Bertioga, em Várzea Paulista não param e seguem em várias frentes de trabalho. Tunnel liner, piscinão, muro de ala e trecho da Av. Padre Jordan recebem intervenções, e bolsão de estacionamento na área industrial já foi concluído.

Tunnel liner

As obras do tunnel liner – projeto que aumenta a vasão das águas do Córrego Bertioga para o Rio Jundiaí, já atingiram 30 metros e estão abaixo da linha férrea.

Após sua conclusão, o túnel passará abaixo da marginal do Rio Jundiaí, sentido Campo Limpo Paulista, ao lado do Córrego Bertioga, e chegará até o outro lado da linha ferroviária da CPTM. A obra tem como principal finalidade evitar futuros alagamentos na região dos Jardins do Lar e Primavera.

Cada etapa da construção do tunnel liner consiste na escavação da área, a colocação de formas e de um antidilatador, para que o trecho não afunde. “É um trabalho minucioso, que leva tempo, mas que não para”, afirma o prefeito Juvenal Rossi.

Piscinão

Outra fase da obra do córrego Bertioga, o piscinão – reservatório próximo ao antigo Sítio dos Padres – também segue em operação. Já foram instaladas três aduelas e substituído os tubos da construção. Apesar dos avanços, o projeto teve algumas pausas devido às chuvas intensas.

A grande estrutura servirá para armazenar águas das chuvas e liberá-las para o córrego, de acordo com o volume represado atingido, e, segundo estudos, é um dos trabalhos fundamentais para o fim das enchentes no córrego.

Muro de ala

A construção do muro de ala consiste em uma estrutura em concreto armado de aproximadamente 12 metros lineares, no trecho entre a Avenida Fernão Dias Paes Leme e a Rua Atroaris. O trabalho começou com a escavação e, em seguida, confecção da base, no leito do córrego. As laterais, após o nivelamento do solo, são estabilizadas com duas paredes, que ficam sobre a base.

Após a construção do muro de ala, o trecho também receberá guias, sarjetas e calçadas, nos dois lados da Avenida Bertioga (ambos próximos às encostas do córrego).

Av. Padre Jordan

Na última terça-feira (28), foi realizada a interdição de um trecho da Avenida Padre Jordan, no Jardim Bertioga.

Serão trocados alguns tubos de água pluvial, para colocar uma seção de aduelas, que irão aumentar a vazão do canal, para evitar enchentes no entorno. A Sabesp também fará intervenções no local.

Bolsão de estacionamento

A Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana conclui a construção das vagas de estacionamento, na Avenida Bertioga, com equipe própria. São 27 baias de estacionamento, 24 vagas comuns, dois locais preferenciais para pessoas com deficiência e uma vaga para pessoas idosas. As baias foram distribuídas nos dois sentidos da avenida.

O projeto também incluiu a instalação de bocas de lobo, para melhorar o escoamento de águas das chuvas, gramado e calçamento. O local também receberá bancos, atendendo a pedido dos comerciantes, deixando o trecho ainda mais agradável.