Obra do tunnel liner seguiu em operação durante o final de ano

Urbanismo e Habitação - Cotidiano Urbanismo e Habitação - Destaques

Projeto que beneficiará a população de Várzea Paulista inicia 2020 com grande progresso

As obras responsáveis pela construção do tunnel liner – projeto que visa aumentar a vasão das águas do Córrego Bertioga para o Rio Jundiaí – prosseguiram, mesmo com as festividades do Natal e Ano Novo. Com isso, o trabalho alcançou nesta sexta-feira (03), 7 metros de escavação, se aproximando assim, da linha férrea.

O túnel passará abaixo da marginal do Rio Jundiaí, sentido Campo Limpo Paulista, ao lado do Córrego Bertioga, e chegará até o outro lado da linha ferroviária da CPTM. A obra tem como principal finalidade evitar futuros alagamentos na região dos Jardins do Lar e Primavera.

O prefeito Juvenal Rossi visitou a obra e ressaltou que mesmo durante os feriados as equipes trabalharam continuamente. “Aqui o trabalho é quase artesanal, mesmo com o movimento dos veículos na Marginal, as obras continuam. Por isso, todo o cuidado é pouco na construção deste trecho”, explicou.

Cada etapa da construção do tunnel liner consiste na escavação da área, a colocação de formas e de um antidilatador, para que o trecho não afunde. “É um trabalho minucioso, que leva tempo, mas que não para”, afirma Rossi. “Neste ritmo, nosso intuito é que a obra esteja concluída até fevereiro”, finalizou o prefeito.

Piscinão

Outra fase da obra do córrego Bertioga, o piscinão – reservatório próximo ao antigo Sítio dos Padres – também seguiu em operação durante as festividades de final de ano. Já foram instaladas três aduelas e substituído os tubos da construção. Apesar dos avanços, o projeto está pausado devido às chuvas intensas de quinta-feira (02). A retomada da construção está prevista para segunda-feira (06).