Trabalhos de macrodrenagem prosseguem na Avenida Bertioga

Urbanismo e Habitação - Destaques

Prefeitura está preparando construção de muro de ala; piscinão continua com execução em ritmo acelerado

O Córrego Bertioga recebe várias intervenções de macrodrenagem de águas de chuvas. Uma equipe da Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura Urbana de Várzea Paulista está colocando tubos de drenagem, que receberão um muro de ala, para evitar erosão e melhorar o escoamento de água, no encontro da Avenida Bertioga com a Rua José Rabelo Portela. A construção do piscinão próximo ao antigo Sítio dos Padres também está avançando bastante, sob gerenciamento da pasta municipal de Obras. A ideia é avançar o mais rápido possível em ações que contribuirão para o fim dos alagamentos e deslizamentos de terra nas encostas.

Neste momento, uma equipe está instalando quatro tubos, para possibilitar a construção de um muro de ala, após o aterramento da tubulação. Com a construção dessa estrutura, que fica acima do solo, e de muretas nas laterais, o trecho próximo ao acesso da Avenida Bertioga à Rua José Rabelo Portela ficará estabilizado e o escoamento de água será facilitado, o que evitará o deslizamento de terra das encostas, existente atualmente. Os trabalhos devem ser finalizados até o início de 2020.

O reservatório próximo ao antigo Sítio dos Padres, parte dos trabalhos previstos em contrato da Prefeitura com o Governo Federal, está bastante adiantado, graças aos serviços de várias frentes de trabalho. Entre outros trabalhos, gerenciados pela Unidade Gestora Municipal de Obras, agentes da construtora licitada estão retirando terra, para montar os taludes, encostas inclinadas que serão estabilizadas com mantas de gabiões (pedras), e plantando grama em um trecho já nivelado.

A grande estrutura servirá para armazenar águas das chuvas e liberá-las para o córrego, de acordo com o volume represado atingido, e, segundo estudos, é um dos trabalhos fundamentais para o fim das enchentes no córrego.

A ideia é que o reservatório possa ser concluído antes do período de chuvas. Clique aqui e saiba mais sobre o trabalho que vem sendo desempenhado e a licitação de uma outra intervenção, sob a ferrovia, outra importante obra para sanar o problema dos alagamentos.