Começam as obras de reforma e ampliação da UBS Vila Popular

Urbanismo e Habitação - Destaques

Equipe da construtora contrata já deu início às obras; atendimento ao público na unidade vai até o dia 25 de abril

O primeiro trabalho realizado após o anúncio de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Vila Popular (10 de abril) foi o de retirada do piso externo e os serviços de sondagem de solo (verificar a qualidade do solo), com equipamentos especializados dois furos foram realizados na área externa (antigo canteiro de hortaliças) cada um com 15 metros de profundidade, após análise a equipe prepara o terreno para as fundações de ampliação da unidade, serão 84 m².

O prédio da Unidade Básica de Saúde da Vila Popular é antigo. Construído na década 80, o prédio sofre há anos com graves problemas de infiltração, tanto na parte superior/cobertura como na parte inferior/piso. Deixando os ambientes com muita umidificação e insalubre. Outro ponto preocupante é o circuito elétrico, com fiação também bastante antiga, aumenta se os riscos de pequenos curtos-circuitos.

As melhorias previstas são muitas. A mais importante delas, segunda a engenheira civil e diretora de projetos da Unidade Gestora de Obras da Prefeitura, Patrícia Bergamo, é o trabalho que será realizado para eliminar as infiltrações. “É um serviço detalhista, vamos enfrentá-lo na raiz do problema. Serão duas partes de atuação: Primeira é a retirada de todo o reboco da parede, com perfuração de 80 cm, nada superficial e no piso, o aprofundamento de mais 40 cm, assim realizarão as obras necessárias para a impermeabilização. Só assim para excluir de vez a umidade que vem do alto e do chão, isso nunca foi feito”, informou a engenheira.

O pacote contempla ainda a troca total da parte elétrica, hidráulica, louças (vasos sanitários, pias), janelas, portas, gradil, azulejos, ferragens e metais. O projeto prevê toda a reforma da cobertura da unidade, com troca total das telhas, rufos, calhas, pingadeiras e o trabalho de impermeabilização da laje com a colocação de uma manta asfáltica. Além da troca geral do piso, adequação do sistema de combate a incêndio, pintura total do prédio, instalação de para-raios e implantação do sistema de segurança interna com instalação de câmeras de monitoramento.

Ampliação

Mais dois consultórios médicos serão construídos, uma sala de acolhimento e a adequação da farmácia. Serão 84 m² de ampliação desde a fundação a construção. O novo prédio será interligado as demais salas de atendimento.

“A sala de grupos da unidade atualmente apresenta muita umidade e muitos usuários pedem melhorias neste local, este ponto será atendido e todos os problemas serão solucionados”, destaca a diretora de projetos Patrícia Bergamo.

Mudanças no atendimento aos usuários

No período da primeira semana de reparos, o atendimento será mantido no local. Entretanto, a partir do dia 29 de abril as consultas médicas serão realizadas na UBS Jardim Bertioga (Rua Acácias Mimosas, 495, Jardim Bertioga), que fica a 1,5 km da unidade, com distância de cinco minutos de carro e 20 minutos a pé.

Enquanto isso, o atendimento para curativos, vacinas e demais procedimentos de enfermagem serão feitos na UBS Jardim Buriti (Rua 24 de Outubro, 105, Jardim Buriti), a 2,4 km da Vila Popular, com itinerário de 7 minutos de carro e 31 minutos a pé.

A obra é fruto de uma parceria com o Governo Federal, o valor total da obra é de R$ 439.371,97, valor que contemplará toda a reforma e a ampliação.