UBS da Vila Popular passará por grande reforma e ampliação

Obras - Destaques

A partir do dia 11 de abril, a unidade passará por um pacote de melhorias; os atendimentos durante este período mudam de local

 

A Unidade Básica de Saúde da Vila Popular (Rua Itaóca, 294) entrará em reforma a partir da próxima quinta-feira (11).

 

O prédio antigo, construído na década 80, sofre há anos com graves problemas de infiltração, tanto na parte superior/cobertura como na parte inferior/piso. Deixando os ambientes com muita umidificação e insalubre. Outro ponto preocupante é o circuito elétrico, com fiação também bastante antiga, aumenta se os riscos de pequenos curtos-circuitos.

 

 

 

As melhorias previstas são muitas. A mais importante delas, segunda a engenheira civil e diretora de projetos da Unidade Gestora de Obras da Prefeitura, Patrícia Bergamo, é o trabalho que será realizado para eliminar as infiltrações. “É um serviço detalhista, vamos enfrentá-lo na raiz do problema. Serão duas partes de atuação: Primeira é a retirada de todo o reboco da parede, com perfuração de 80 cm, nada superficial e no piso, o aprofundamento de mais 40 cm, assim realizarão as obras necessárias para a impermeabilização. Só assim para excluir de vez a umidade que vem do alto e do chão, isso nunca foi feito”, informou a engenheira.

 

 

O pacote contempla ainda a troca total da parte elétrica, hidráulica, louças (vasos sanitários, pias), janelas, portas, gradil, azulejos, ferragens e metais. O projeto prevê toda a reforma da cobertura da unidade, com troca total das telhas, rufos, calhas, pingadeiras e o trabalho de impermeabilização da laje com a colocação de uma manta asfáltica. Além da troca geral do piso, adequação do sistema de combate a incêndio, pintura total do prédio, instalação de para-raios e implantação do sistema de segurança interna com instalação de câmeras de monitoramento.

 

 

Ampliação

 

E não para por aí. Mais dois consultórios médicos serão construídos, uma sala de acolhimento e a adequação da farmácia. Serão 84 m² de ampliação desde a fundação a construção. O novo prédio será interligado as demais salas de atendimento.

 

“A sala de grupos da unidade atualmente apresenta muita umidade e muitos usuários pedem melhorias neste local, este ponto será atendido e todos os problemas serão solucionados”, destaca a diretora de projetos Patrícia Bergamo.

 

 

De acordo com a gerente da unidade de saúde da Vila Popular, Claudia Dias, é uma obra muito esperada por toda equipe. “Temos expectativa na melhoria de condições de trabalho favorecendo um ambiente mais agradável e um melhor acolhimento para os usuários. Para um melhor estreitamento do vínculo entre a população e funcionários. A adequação predial favorecerá uma melhor estruturação do planejamento de ações voltadas à coletividade”, informou.

 

A gestora municipal de Saúde, Mônica Rodrigues, destaca que há tempos a UBS Vila Popular precisa de uma reforma, pois vem sofrendo com infiltrações. “A reforma vem para melhorar não só visualmente a UBS, mas também com a ampliação poderemos dar melhor atendimento à população e a equipe terá melhores condições de trabalho. Também teremos a oportunidade de voltar a dispensação de medicamentos na UBS Popular, tendo em vista que por conta das condições inadequadas da sala foi preciso suspender temporariamente a dispensação neste local”, concluiu a gestora.

 

 

Para o prefeito Juvenal Rossi, esse é mais um item importante do plano de governo que vem sendo cumprido. “Temos um compromisso com a população varzina que é cumprir rigorosamente nosso plano de governo, e esse é mais um item, o de reforma e adequação das unidades de saúde, Cidade Nova II, jardim Bertioga passaram por esse processo, agora e a vez da Vila Popular, depois da Vila Real e assim vamos sempre avançando e cumprindo nosso plano de governo”.

 

 

Mudanças

 

No período da primeira semana de reparos, o atendimento será mantido no local. Entretanto, a partir do dia 15 de abril as consultas médicas serão realizadas na UBS Jardim Bertioga (Rua Acácias Mimosas, 495, Jardim Bertioga), que fica a 1,5 km da unidade, com distância de cinco minutos de carro e 20 minutos a pé.

 

Enquanto isso, o atendimento para curativos, vacinas e demais procedimentos de enfermagem serão feitos na UBS Jardim Buriti (Rua 24 de Outubro, 105, Jardim Buriti), a 2,4 km da Vila Popular, com itinerário de 7 minutos de carro e 31 minutos a pé.

 

A obra é fruto de uma parceria com o Governo Federal, o valor total da obra é de R$ 439.371,97, valor que contemplará toda a reforma e a ampliação.