Ouvidoria Municipal é o caminho oficial de sua reclamação

Ouvidoria - Destaques

Serviço pode ser usado para realizar reclamações, sugestões e solicitações

A Ouvidoria Municipal de Várzea Paulista é o elo de ligação entre os cidadãos e os serviços prestados pela Prefeitura. Criada em 2005, tem como missão estreitar a comunicação entre a população e o governo municipal, garantindo a melhoria na qualidade dos serviços prestados pela administração por meio do atendimento individual e coletivo.

O serviço pode ser utilizado por telefone, pessoalmente ou pela internet, no portal da Prefeitura ou por e-mail, agilizando o acesso do cidadão. De acordo com o Ouvidor Municipal, Leandro Marques é importante que a população registre suas solicitações. “Cada reclamação gera um número de protocolo, no qual o munícipe pode acompanhar on-line”, informa. “Além disso, é uma forma de filtrar as reclamações e identificar possíveis problemas”, aponta. Em média, a Ouvidoria recebe 3 mil chamados por mês.

A serviço de todos

A moradora do Jardim Felicidade, Cleice Costa fez uma solicitação na Ouvidoria no início de janeiro e foi rapidamente atendida. “Meu sobrinho sofreu um acidente de moto e estava acamado, precisando da troca diária de seus curativos”, conta. “Já havíamos procurado ajuda, mas sem sucesso. Então me lembrei da Ouvidoria. Fiz minha reclamação por telefone e no mesmo dia a equipe da ambulância foi até o local trocar os curativos dele”, afirma a moradora. “Ficamos surpreendidos, porque a equipe se prontificou a ajudar e resolveu o nosso problema. Os enfermeiros cuidaram das feridas dele por três semanas e agora ele já está fazendo fisioterapia em casa, com a equipe da UBS Promeca. Estamos muito gratos”, diz Cleice.

Como a Ouvidoria funciona?

As reclamações e sugestões referentes aos serviços públicos prestados por servidores ou empresas contratadas pela Prefeitura são recebidas, registradas pela Ouvidoria e encaminhadas ao departamento responsável. O cidadão recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento do seu pedido.

Como registrar minha solicitação?

A Ouvidoria Municipal funciona de segunda a sexta feira, das 9 às 17 horas. As reclamações, sugestões e críticas podem ser realizadas por meio do telefone 4595-0037; e-mail ouvidoria@varzeapaulista.sp.gov.br; pessoalmente, na Rua João Póvoa, nº 97, Jardim do Lar, no prédio do Facilita; e agora por meio do WhatsApp, no número 9.4365-2884.

Exemplos de serviços que podem ser solicitados a Ouvidoria:

– Conserto de braços e troca de  reatores, relés e lâmpadas de postes queimadas;

– Manutenção de lâmpadas acesas em ruas e praças;

– Veículos abandonados em via pública;

– Capinação de terrenos públicos e particulares;

– Denúncia de descarte incorreto de resíduos sólidos.