Várzea Mais Bonita inicia edição de 2018 pela Vila Popular

Várzea Mais Bonita

Grande viela do bairro recebe roçagem, capinação, varrição e coleta seletiva

                       

O mutirão Várzea Mais Bonita iniciou os trabalhos de sua segunda edição na manhã do último sábado (16) na grande viela da Vila Popular, entre as Ruas Pará e Maranhão. Duas equipes de voluntários se mobilizaram e fizeram uma ampla limpeza do local de aproximadamente 500 metros de extensão, com roçagem, capinação, varrição, separação de materiais recicláveis e entulhos. Até esta segunda-feira, foram retirados quatro grandes caminhões de entulhos, mato e sujeira — s recicláveis foram levados ao Ecoponto. A ação incentiva a população a participar e cuidar dos espaços públicos.

 

Uma das voluntárias mais realizadas é Bárbara Michele, coordenadora de Assistência Farmacêutica, é servidora da Prefeitura há 13 anos e reside no Jardim Promeca. A gestora também participou dos trabalhos, em 2017. “Acho muito importante essa iniciativa, porque motivamos a população a cuidar dos espaços de uso comum. As pessoas começam a adotar os locais que receberam as ações. Na área próxima ao Poupatempo da Saúde, até colocaram uma placa com os dizeres ‘A praça é nossa’. Quando limpamos o local, no ano passado, voltamos ao espaço para fotografar e havia crianças tirando fotos lá. Apesar de ser um trabalho pesado, é muito gostoso, porque vemos que a população valoriza essas ações”.

 

 

Valdecir Petinati, 55 anos, carreteiro afastado do trabalho por problema de saúde, mora na da Vila Popular há 30 anos e é exemplo de como a população pode adotar espaços públicos. Ele já plantou vários pés de frutas na viela e elogia a força-tarefa realizada. “O melhor que podem fazer é isto aqui. Mas, se não ajudarmos a cuidar do espaço, não há como conservá-lo assim”.

 

 

 

O morador da viela critica o descarte ilegal de resíduos no local. “Custa a pessoa levar os materiais ao local correto (Ecoponto)? Pessoas que moram em outros lugares e resolver depositar essas coisas aqui. Aí, quando vemos, o descarte já aconteceu e não conseguimos sequer registrar esse momento”, declara.

 

A próxima ação será nos canteiros da Rua Salvador, Jardim Bahia, no sábado (23). O programa Várzea Mais Bonita, que será realizado até dezembro.

 

 

Como denunciar práticas irregulares

 

As denúncias de tais ações podem ser realizadas ao departamento pelo telefone 4596-9665, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas; 24 horas por dia, pode ser acionada a GCM (Guarda Civil Municipal), pelos telefones 153 e 0880 7700 811, ou o WhatsApp 981004586.

 

Outro canal é a Ouvidoria, no qual a denúncia pode ser registrada pelo telefone 4595-0037 ou presencialmente (no Facilita), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; ou neste link, 24 horas por dia, durante toda a semana. Após abrir o protocolo, também há a opção de enviar possíveis fotos necessárias ao e-mail ouvidoria@varzeapaulista.sp.gov.br.

 

O Facilita está localizado na Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar, Várzea Paulista. 

 

Ecoponto

 

 

O espaço é destinado ao descarte correto de materiais como gesso, móveis, papelão e telhas de cerâmica. Saiba mais sobre quais resíduos é possível descartar no local e como fazê-lo no link: bit.do/emnBC.