“Piscinão”, Troca de Asfalto e Canalização – Trabalhos do Córrego Bertioga continuam, em três pontos

Urbanismo e Habitação - Destaques

Reservatório está sendo escavado; trecho do Córrego entre a Rua Atroaris e a Avenida Fernão Dias Pais Leme tem encostas estabilizadas; troca de asfalto prossegue na Avenida Bertioga

Os trabalhos do Córrego Bertioga prosseguem, com três frentes de trabalho: retirada do solo para a construção do reservatório, próximo ao antigo Sítio dos Padres; canalização, no trecho em frente ao supermercado Boa; troca do pavimento entre as Ruas Atroaris e Potiguara. As ações, gerenciadas pela Prefeitura de Várzea Paulista, fazem parte do grande pacote de obras com o objetivo de reduzir as chances de enchentes e melhorar a mobilidade na Avenida Bertioga.

A fase de escavação do reservatório, para abrir o espaço que sediará o reservatório que conterá as águas das chuvas, antes do escoamento ao Córrego Bertioga, deve ser concluída em meados de março. “O transbordamento de água nessa área será escoado ao córrego e, quando houver um baixo volume no local, será levado ao ribeiro, por meio de uma canalização”, explica o gestor municipal de Obras de Várzea Paulista, Josué Santana.

Entre a Rua Atroaris e a Avenida Fernão Dias Paes Leme, as intervenções de taludamento e instalação de gabiões (estrutura de pedras para estabilização das laterais), nas encostas do córrego, estão prosseguindo. “Até o final desta semana, deve haver a concretagem de um novo trecho, sobre a manta de gabiões, no perímetro mais próximo à avenida central”, informa Santana.

A troca de asfalto na via direita da Avenida Bertioga já avançou cerca de 30%, segundo o gestor. O trabalho previsto consiste na retirada do asfalto existente, entre os cruzamentos com as Ruas Atroaris e Potiguara. Em breve, o espaço receberá um pavimento inteiramente novo e planejado. A ideia é tornar o local mais adequado ao tráfego de veículos.