Procon orienta fornecedores do centro comercial varzino

Jurídico - Destaques

Em parceria com a ACE (Associação Comercial Empresarial), órgão indicou como demonstrar preços e mostrou necessidade de tornar fácil o acesso ao Código de Defesa do Consumidor

 

Na manhã desta quinta-feira (7), o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Várzea Paulista, em parceria com a ACE (Associação Comercial Empresarial) varzina, iniciou visitas programadas para este mês, a fornecedores do Centro. As principais orientações foram: deixar os preços visíveis, não vender produtos vencidos e manter bem acessível o Código de Defesa do Consumidor aos clientes. “Nosso intuito é ajudá-los a não serem prejudicados de maneira nenhuma, pois sabemos que houve vários casos de fornecedores daqui multados pelo Procon da capital, recentemente”, informou o diretor da unidade varzina, Dr. Ricardo Rodrigues, a gestores de um dos estabelecimentos visitados. 

 

Após uma palestra feita pelas duas instituições a fornecedores de Várzea Paulista, na noite de 29 de novembro (quarta-feira), no auditório da Praça CEU, a própria ACE solicitou ao Procon as recomendações presenciais. “Alguns deles não sabem com clareza o que se pode ou não fazer”, explicou a presidente da Associação, Vivian Creato.

 

O coordenador do Procon, Luiz Filipe Soares, esclareceu que, ao contrário do que muitos fornecedores pensam, eles também podem ser atendidos pelo órgão quando se sentem lesados como consumidores. “Quando uma loja adquire um ventilador, por exemplo, e ocorre algum problema não solucionado por quem o vendeu, o lojista pode nos procurar. O Artigo 3º da Lei 8.078/93 (Código de Defesa do Consumidor) deixa claro que o Procon deve atender todas as pessoas físicas ou jurídicas nessa situação”, demonstrou.   

 

Todas as orientações aos fornecedores podem ser conferidas no site da Fundação Procon. Visitas como as desta quinta-feira podem ser solicitadas por eles à unidade varzina da instituição, por meio do telefone 4595-0557, das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

 

 

Qualificação disponível

 

Quem também participou foi o coordenador do curso técnico de administração da Etec (Escola Técnica Estadual) de Campo Limpo Paulista, Nilton Maia. O representante da unidade do Centro Paula Souza divulgou a abertura de inscrições para o segundo módulo do curso gratuito, que está sendo oferecido em Várzea Paulista, na escola Profª. Edite Schneider (Jardim Mirante). Existem seis vagas remanescentes, pois houve desistências na turma que está concluindo o primeiro semestre.

 

 

Os interessados devem se inscrever ao Vestibulinho, até o próximo dia 13, pelo site da escola, e pagar a taxa de R$ 27,80. “Como eles vão fazer aulas a partir do segundo módulo, precisam ter algum tipo de experiência na área e vão prestar um exame diferenciado, no dia 21 de janeiro, em local a ser divulgado”, complementou Maia.

 

Os fornecedores visitados receberam materiais de divulgação, para convidar os próprios funcionários a fazerem as inscrições e deixar os informativos disponíveis a quem passa pelos estabelecimentos.

 

Nos mesmos impressos, há informações sobre outros cursos do colégio campo-limpense que têm vagas abertas em sua sede, como os técnicos de administração (40 vagas), automação industrial (40) e enfermagem (40).

 

Para mais informações sobre as seleções com inscrições abertas, basta contatar a escola pelos telefones 4039-5122 ou 4812/2966, das 8 às 22 horas ou pelo site citado acima.

 

 

Aprovação

 

Nilson Marques (quarto, da esquerda para a direita, na foto abaixo), proprietário da Marques Auto Peças, um dos estabelecimentos visitados, elogiou a iniciativa. “É bom termos acesso a essas informações, para evitarmos problemas maiores. Já estou à frente desse empreendimento há 27 anos, tenho uma loja de veículos e acabamos por entrar na rotina aqui. É importante conhecer as novidades”, afirmou. “Também nos foi informado que podemos contar com o Procon, se necessário”, complementou.