Várzea Paulista amplia projeto “Jovem Empreendedor”

Destaques

Importante programa irá beneficiar mais de 3 mil alunos da rede municipal de educação com conhecimento de técnicas que desenvolvem o espírito empreendedor das crianças

Na manhã do dia 21/11, o Gestor de Educação e vice-prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, juntamente com o Gestor de Desenvolvimento, Marcos Bueno, assinou com o presidente nacional da Fiesp e do Sistema “S” – que inclui Senai, Sesi e o Sebrae – Paulo Skaf, o convênio para ampliação do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, conhecido como Jepp, na cidade.

Com a presença de representantes de cerca de 80 cidades de todo o Estado, o evento, que aconteceu na sede da Fiesp, na avenida Paulista, serviu para apresentar alguns dados do programa, como a preparação dos instrutores e o desenvolvimento das metodologias e práticas do curso, além de formalizar a assinatura dos convênios que foram ampliados em praticamente todo o Estado.

“Fico muito feliz e orgulhoso com esse projeto, pois, ele vem semear o protagonismo em nossas crianças. Em 2018 o Jepp atenderá 170 mil alunos, em mais de 150 municípios de todo o Estado, pois precisamos prepara-los para que possam enfrentar essa quarta revolução industrial pela qual estamos passando e só quem estiver adaptado conseguirá se sobressair.” Disse Paulo Skaf.

O programa Jepp, Jovem empreendedor Primeiros Passos, é um curso proposto pelo Sebrae para os alunos do ensino fundamental em todo o Estado de São Paulo que busca desenvolver nas crianças o espírito do empreendedorismo. “Quando nós falamos em empreendedorismo não podemos nos limitar à ideia de que isso é apenas aprender a criar uma empresa. O empreendedorismo é muito mais que isso. Empreender é criar, inovar e é despertar a consciência de que cada um de nós é responsável pelo nosso próprio sucesso.” Disse Rodolfo Braga, vice-prefeito de Várzea Paulista e gestor da Unidade Gestora de Educação. “Quando desenvolvemos isso, estamos na verdade desenvolvendo a capacidade de resolvermos nossos problemas, sem buscar nos outros a solução que, em sua maioria das vezes, está em nós mesmos.” Completou Marcos Bueno, gestor da Unidade Gestora de Desenvolvimento.

O novo convênio assinado amplia o alcance do curso que, nesse ano de 2017, atendeu a 1785 alunos da rede municipal, e que em 2018 beneficiará mais de 3.300 crianças na cidade.

Feira de empreendedorismo fecha curso no Cemeb João Batista Nalini em 2017

Uma das escolas municipais escolhida para apresentar o curso em 2017 foi o Cemeb João Batista Nalini, no Jardim Buriti, que, no dia 14/11 realizou a Feira do Pequeno Empreendedor.

A feira é um evento de encerramento do JEPP e põe em prática as técnicas de geração de renda apresentadas durante o curso às crianças de todas as séries, pois cada série tem um curso específico. Enquanto os alunos do 1º ano aprendem sobre ervas aromáticas, os do 2º aprendem sobre temperos, do 3º desenvolvem conhecimento sobre brinquedos ecológicos, do 4º ano sobre locação de brinquedos e do 5º ano, aprendem sobre sabores das cores.

“É sempre muito legal esse tipo de atividade. A gente aprendeu a fabricar e a vender, ganhando dinheiro. Isso é muito importante para o nosso futuro.” Disse Rodrigo Godoy Júnior, aluno do 5º ano.

“Eu achei muito interessante mesmo, pois sou vendedor e sei o quanto isso é importante para o desenvolvimento de nossas crianças. O curso mostrou que meu filho leva jeito para seguir a minha profissão.” Disse Rodrigo Godoy, pai de Rodrigo Júnior.

Reiterando o objetivo de fomentar a educação e a cultura empreendedora, o curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

“O trabalho realizado nesse projeto alinhou e concentrou os conteúdos didáticos de reciclagem, de consumo, além de matemática prática e diversos outros pontos que enriquecem ainda mais o aprendizado de nossas crianças, preparando-as para a vida com a ótica empreendedora.” Disse Simone Alves, diretora da escola.