Procon de Várzea Paulista se consolida como o mais efetivo na região

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Unidade consegue solucionar aproximadamente 98% das reclamações que recebe, índice superior à média estadual

 

A unidade da Fundação Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) localizada em Várzea Paulista há mais de um ano consegue solucionar cerca de 98% das reclamações recebidas, maior índice na região e superior à média de todo o estado. Trata-se dos casos em que o consumidor tem sua demanda atendida sem precisar recorrer a outro órgão. Além de realizar os procedimentos usuais, os funcionários passam por atualizações e têm outros diferenciais. “Aqui persistimos e auxiliamos os consumidores de todas as formas possíveis, até a solução definitiva. Nossos funcionários têm muito conhecimento. São fatores que fazem a diferença”, explica o diretor, Dr. Ricardo Rodrigues.

 

Quando se comparam os dados, a relevância dos números fica ainda maior. A unidade de Várzea Paulista conseguiu solucionar 100% das reclamações de seis das 10 empresas que mais as geraram na cidade, de janeiro deste ano até à tarde dessa quinta-feira (31). Entre essas mesmas seis organizações, quatro delas de telefonia, nenhuma teve a totalidade das reclamações resolvida, no estado, nesse mesmo período – o grau de solução médio entre elas foi de 84,6%. Considerando-se as dez organizações que mais geraram atendimentos do Procon, em todos os municípios que contam com o serviço no estado, nenhuma empresa teve o total de reclamações resolvido em todos eles.

 

O grau de solução entre as dez primeiras empresas que geraram reclamações em Várzea Paulista nos mesmos meses, foi de 90,3%, em média. Já no estado, o índice médio entre as dez, que provocaram mais demandas ao Procon cai para 80,8%, no período. De todas as reclamações feitas à unidade várzina acerca das 10 empresas que mais as geraram, 94,6% foram totalmente solucionadas, nesse intervalo; no estado, o índice cai para 81,7%. 

 

De acordo com o diretor, apesar de não haver nenhuma premiação ao órgão, ter números tão positivos é importante e gratificante. “Esses comparativos ajudam todas as unidades a buscarem melhorar seus serviços e se igualar às que têm os maiores índices de solução”, complementa Rodrigues.

 

 

Solução rápida 

 

O coordenador do órgão várzino, Luiz Filipe Soares, destaca que, dos casos solucionados, a maior parte é resolvida já no atendimento preliminar (primeira ida ao Procon), no contato com a empresa, no mesmo dia. Após o atendimento, é tirada a dúvida do reclamante ou fica acertado o prazo para estornos, ou mesmo outros serviços a serem feitos pela organização. “Algumas empresas grandes já possuem uma central própria para nos atender. Isso também ajuda bastante”. 

 

Em alguns casos, é preciso fazer uma notificação (CIP – carta de investigação preliminar), documento enviado à empresa, que formaliza o pedido de retorno quanto à reclamação. Por fim, há a possibilidade de solução por meio de um acordo em audiência feita entre o consumidor e um representante da organização reclamada, mediada por um técnico do Procon.

 

 

Aprimoramentos 

 

De 19 a 23 de junho deste ano, os funcionários do equipamento várzino receberam uma formação de 40 horas, que lhes trouxe atualização de procedimentos e normas, na sede da Fundação Procon, em São Paulo. “A partir de agora, temos a meta de fazer esse curso a cada dois anos”, adianta Rodrigues. 

 

As instalações também estão sendo reformadas, para melhorar as condições de atendimento aos consumidores. “Faço questão de agradecer ao prefeito Juvenal Rossi, pela estrutura existente, e à gestora municipal de Assuntos Jurídicos, Dra. Florenides Gaino, por nos dar toda a autonomia necessária”, finaliza.

 

 

Canais de atendimentos 

 

O Procon funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, no prédio do Facilita. A reclamação deve ser feita presencialmente, com RG, CPF e comprovante de residência em Várzea Paulista em mãos, todos originais. Após passar pela triagem, o munícipe aguarda a chamada, com a senha emitida. 

 

Para eventuais dúvidas e informações, há também o telefone 4595-0557, no mesmo horário de funcionamento. A ligação poderá ser transferida para ramais específicos, se necessário.

 

O endereço do Facilita é Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar – Várzea Paulista.