No próximo dia 24 de julho acontece à apresentação do mapeamento socioambiental do Córrego Bertioga; Evento faz parte da contrapartida devida pelo município ao convênio com o Ministério das Cidades
No próximo dia 24 de junho, segunda-feira, acontecerá no anfiteatro da Praça CEU, a apresentação do Mapeamento Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Córrego Bertioga.
Esse mapeamento é um instrumento de diagnóstico, planejamento e ação que promove a participação de todos os agentes sociais envolvidos no levantamento de informações sobre o impacto socioambiental das obras do Córrego Bertioga nos bairros.
O estudo tem como objetivo conhecer ou reconhecer os problemas da localidade e apontar possíveis soluções, ou ao menos, direções a seguir. Para a captação dessas informações são utilizadas ferramentas como mapas, fotografias, imagens aéreas e saídas de campo.
A apresentação será feita pela empresa In Natura, especialista em tecnologia e soluções ambientais. A empresa foi contratada pela prefeitura de Várzea Paulista, cumprindo assim uma exigência dos órgãos federais para que haja a manutenção do convênio com o Ministério das Cidades, que financia as obras do Córrego Bertioga.
22 bairros e mais de 40 mil pessoas atingidas pelas obras do Bertioga
Segundo estudos realizados pela empresa In Natura, as obras no Córrego Bertioga atingem 22 bairros da cidade, afetando a vida de aproximadamente 40 mil pessoas. “Daí a extrema importância de ouvir das pessoas que são atingidas e fazem, portanto, parte fundamental do processo de transformação. É através desse diálogo social que podemos mensurar o tamanho da mudança provocada pela obra na sociedade e no meio ambiente.”. Disse o Gestor de Meio Ambiente do Município, João José de Lima.
Além, do diagnóstico de impacto, esse mapeamento também apresenta à sociedade os trâmites percorridos pelo processo licitatório e os ritos de convênios e com isso, busca esclarecer à população o porquê dos prazos e eventuais atrasos na realização de obras tão complexas como esta do Córrego Bertioga.
A apresentação é aberta ao público e acontecerá a partir das 19 horas, na Praça CEU (Rua João Póvoa, s/nº, próximo ao Facilita).