Encontro para ampliar redes de atendimento encerra formações do Primeiríssima Infância

Saúde - Cotidiano

Servidores públicos das Unidades Gestoras de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social fazem diagnóstico das possibilidades de aumentar cuidados a crianças de 0 a 3 anos e suas famílias

Servidores públicos da Prefeitura de Várzea Paulista participaram da última reedição do programa Primeiríssima Infância, na tarde desta quinta-feira (6). No auditório da Praça CEU, eles foram diplomados, tiveram acesso a conhecimentos significativos e fizeram uma dinâmica – diagnóstico de possíveis novos parceiros da sociedade civil em cada território dos órgãos públicos que atendem bebês de até 3 anos e suas famílias. “O público dos equipamentos de educação, assistência social e saúde é o mesmo. O encontro mostrou a importância de buscar essa integração entre os setores, para atender melhor esses munícipes e ampliar a rede de parceiros”, explica a articuladora municipal, Elaine Zanetti, uma das formadoras.

Segundo a administradora, as sete reedições feitas desde abril, com temas que foram desde o pré-natal a espaços lúdicos e práticas de amamentação, trabalharam bem a relevância de ampliar os cuidados com a criança e fortalecer os vínculos familiares. Os encontros foram conduzidos por vários membros do Comitê Ampliado Municipal para  a Primeiríssima Infância, que conta com representantes de todos os equipamentos públicos de assistência social, saúde e educação. “Com essas formações, reavivamos práticas importantes aos servidores, que podem agora multiplicar esse aprendizado em seus locais de trabalho e no cotidiano profissional, de modo geral”, complementa.

Em um momento emocionante do encerramento das reedições, a enfermeira da UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Marajó, Élide Vizoto, prestes a ter a bebê Lorena, foi homenageada pelos demais participantes. A servidora, que acompanhou as reedições, ficou bastante emocionada ao receber sua caixa de lembranças, feita por uma mãe da escola Florestan Fernandes, Cidade Nova II. O artigo artesanal, feito com bastante capricho e materiais recicláveis, poderá ser usado para guardar fotos e outros mimos à bebê. “Este é um bom exemplo daqueles presentes que podem ser feitos pelos papais, como discutimos nas reedições”, disse a participante Maria Elena de Lima, que fez a entrega do souvenir, doado a ela pelo diretor do colégio.

Agentes multiplicadoras

Uma das servidoras satisfeitas com a iniciativa foi a agente comunitária de saúde, Sirléia Pereira, atuante na UBS (Unidade Básica de Saúde) Cidade Nova II. A funcionária participou pela primeira vez das reedições. “Considerei a formação muito gratificante. Agora, nossa missão é continuar a levar esse conhecimento adiante. Todos os temas foram muito úteis e poderão ser usados em meu trabalho”, elogia. “Acredito que, na minha rotina profissional, conseguirei multiplicar essas informações a meus colegas de trabalho e também nas visitas domiciliares que realizarei, muitas das quais a gestantes”, prevê.

Outra participante empolgada foi Maria Elena de Lima, 57 anos, membro do Conselho Municipal do Fórum de Educação há dois anos. A moradora do Jardim América I é atuante em casos de mães com quadros potenciais de depressão pós-parto e participa do Conselho Municipal de Educação desde 2013. Mãe de quatro filhos e três netos, ela participa das reedições do Primeiríssima Infância pelo segundo ano consecutivo e ficou bastante satisfeita com o que aprendeu, algo  que poderá ser utilizado em seu dia a dia. “Estou muito feliz. Foi um encontro bem proveitoso e, pelo entusiasmo do público, foi muito bem-sucedido. Ajudo uma filha que é mãe solteira e sempre me envolvo com outras mães em situação semelhante e com o trabalho para promover a aceitação de filhos não planejados, por parte dos pais”, relata.

Trabalhar bem o amparo às famílias poderá fazer toda a diferença, na visão da conselheira. “Com o apoio das UBSs, da comunidade e dos órgãos de assistência social, temos como atuar junto às famílias, para educarmos bem essas crianças, o que certamente evitará desvios de condutas futuros, que muitas vezes podem levá-los até mesmo à prisão”, opina.

Além da entidade, o abrigo Sítio Agar também foi representado em alguns encontros.

4ª Semana Municipal do Bebê

As datas para a realização da série de atividades nos espaços públicos varzinos já estão definidas. Entre a abertura oficial, no dia 31, na Câmara Municipal, às 14 horas, e a Caminhada do Bebê, em7 de agosto, a partir das 8h30, em frente à Prefeitura, diversas ações serão feitas em vários espaços públicos de assistência social, educação e saúde.

Outras novidades

Segundo Elaine, o Comitê Ampliado Municipal para a Primeiríssima Infância, está buscando, neste ano, a presença de representantes de entidades voltadas às questões da Primeiríssima Infância, como a Pastoral da Criança. “É um órgão colegiado, pelo qual conseguimos definir as ações do programa, de forma democrática. Já a parte burocrática fica por conta do Comitê de Gestão Municipal para a Primeiríssima Infância, com dois representantes de cada Unidade Gestora”, explica.

A articuladora também adianta que deve haver um novo ciclo de reedições no segundo semestre de 2017.