Programa Várzea Mais Bonita envolverá agentes voluntários em melhorias por toda a cidade

Várzea Mais Bonita

60 espaços públicos, em todas as regiões de Várzea Paulista, receberão trabalhos como corte de mato, pintura e varrição; ideia é que população e comerciantes também participem

A Prefeitura de Várzea Paulista inicia, neste sábado (1º), na Avenida Paraibuna (Jardim América I), um ambicioso programa de zeladoria – Várzea Mais Bonita. Equipes voluntárias de servidores em cargos políticos de assessoria e chefia (cargos comissionados e servidores de carreira em funções de confiança) passam a promover uma série de benfeitorias em 60 áreas públicas já mapeadas, como praças e vielas. “Nossa ideia é conscientizar a população da importância de seu papel, como possível apoiadora desse trabalho voluntário e na fiscalização necessária à manutenção do bom estado de conservação gerado pelos serviços que começaremos a prestar”, explica o prefeito Juvenal Rossi.

16 equipes, com 15 integrantes cada, já estão montadas para atuarem, todos os sábados até o dia 18 de novembro, desde que haja o tempo seco necessário para os trabalhos. Três frentes entrarão em ação, por sábado, em espaços distintos, ou mesmo em uma mesma área, caso seja necessário, em razão da demanda maior de serviço. Os servidores da Prefeitura que se voluntariaram utilizarão materiais próprios e se uniformizarão com recursos particulares, para realizarem os diversos serviços previstos, de acordo com a demanda de cada área beneficiada: remoção de entulhos e inservíveis, plantio de mudas, pintura (guias, paredes, superfícies), varrição, desenhos artísticos, manutenções e outros reparos. Não haverá nenhum custo para a Prefeitura.

“Com o grande número de funcionários interessados em ajudar, cada grupo atuará uma vez a cada cinco semanas e nenhum deles ficará sobrecarregado”, explica o gestor municipal de Planejamento e Inovação, David Alexandre.

Moradores e comerciantes locais também poderão ajudar a realizar os trabalhos voluntários, com mão-de-obra ou material para a realização do mutirão. Uma semana antes de cada intervenção, uma equipe passará pelas proximidades do espaço contemplado para realizar a divulgação dos serviços planejados.

A gestão de Juvenal Rossi, com a nova iniciativa, fortalece os mutirões dos quais o prefeito já participa, desde a primeira semana de seu primeiro mandato, em 2013. As equipes têm realizado reformas, pinturas e até serviços de manutenção elétrica.

Número de espaços por Região

Os locais – praças, vielas, academias ao ar livre, canteiros, calçadas, pontos de ônibus, parquinhos e rotatórias – foram estrategicamente selecionados, para poderem contemplar demandas de todas as regiões da cidade. A Região Norte tem 22 espaços com serviços previstos; a Oeste terá 20 áreas beneficiadas; a Leste receberá a ação em 10 locais e a Central terá trabalhos feitos em oito espaços.

Ação neste sábado

As três primeiras equipes de trabalho se concentrarão, excepcionalmente, no espaço público da Avenida Paraibuna, próximo ao Supermercado Dinho, por se tratar de uma área extensa. Das 8h30 às 12h30, os voluntários realizarão os trabalhos de pintura, roçagem, capinação e limpeza em geral.

Local para descarte de resíduos

A cidade conta, desde maio de 2015, com um Ecoponto, local para destino ambientalmente correto de materiais como vidro, metais, areia e móveis desmontados. Tais resíduos muitas vezes, por não terem um local para descarte, eram depositados em ruas, calçadas e terrenos baldios pela cidade.

É permitido o descarte de materiais como pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica e eletrodomésticos, objetos que muitas vezes, são descartados irregularmente em via pública. O volume máximo autorizado é de 1 metro cúbico.

O Ecoponto não recebe materiais como pilhas, colas, óleos, gesso, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos.

O serviço funciona na Rua Atroaris, s/n, no Jardim Continente, junto à usina de asfalto da Prefeitura. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas; e, aos finais de semana e feriados, das 8 às 13 horas.

Como fazer sua denúncia

Para denunciar descartes irregulares de materiais como entulhos, além de depredações, basta contatar o Setor de Fiscalização pelo telefone 4596-9665, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas; também pode ser acionada a GCM (Guarda Civil Municipal), pelo telefone 153; outro canal é a Ouvidoria, junto ao qual a denúncia pode ser registrada pelo telefone 4595-0037 ou presencialmente (no Facilita), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; ou pelo link, 24 horas por dia, durante toda a semana. Após abrir o protocolo, também há a opção de enviar possíveis fotos necessárias ao e-mail ouvidoria@varzeapaulista.gov.br

Para denunciar descartes irregulares de materiais como entulhos, além de depredações, basta contatar o Setor de Fiscalização pelo telefone 4596-9665, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas; também pode ser acionada a GCM (Guarda Civil Municipal), pelo telefone 153; outro canal é a Ouvidoria, junto ao qual a denúncia pode ser registrada pelo telefone 4595-0037 ou presencialmente (no Facilita), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; ou pelo link, 24 horas por dia, durante toda a semana. Após abrir o protocolo, também há a opção de enviar possíveis fotos necessárias ao e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.”>ouvidoria@varzeapaulista.gov.br

{vsig}varzea_mais_bonita/30_06_2017{/vsig}