Mutirão encerra trabalhos no Jardim Promeca

Várzea Mais Bonita

Prefeitura, Plasinco e Igreja Adventista do Sétimo Dia realizaram roçagem, pintura, reparos no Córrego Itália e limpeza, no projeto Todos Unidos Por um Bairro Melhor

 

  

No último domingo (28), terminou o projeto Todos Unidos Por um Bairro Melhor no Jardim Promeca, com um grande mutirão, que contou com os serviços de roçagem, pintura, reparos no Córrego Itália e varrição, realizados através da parceria entra a Prefeitura, Plasinco e Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

 

O prefeito Juvenal Rossi participou do mutirão e ressaltou a importância da ação. “Este trabalho mostra a mudança de comportamento dos nossos moradores, que estão fazendo a diferença em nossa cidade”, disse. “Acredito neste país e em nossa população. Ações como está renovam nossa esperança”, afirmou. 

 

 

O gestor da Unidade de Infraestrutura, Renato Germano, destacou que este é um projeto piloto e que deve ser estendido para outros bairros. “Tivemos resultados positivos através desta parceria Prefeitura, empresa e igreja. Nosso objetivo é expandir a iniciativa e estimular a população a colaborar com a iniciativa”, relata. O próximo bairro a receber o projeto é o Jardim Itália.

 

 

Parcerias

 

O Clube de Aventureiros e Desbravadores, grupo semelhante aos escoteiros, presente em todas as cidades brasileiras, participou do mutirão com pequenas ações de limpeza. Gimara Amaral, uma das responsáveis pela iniciativa, destacou que a iniciativa ensina as crianças a ter responsabilidade sobre a cidade onde vivem e a importância do voluntariado. “Essas lições serão levadas para a vida toda”, explica Gilmara. 

 

 

Segundo o supervisor de logística da Plasinco, Aílton Amaral, a empresa forneceu equipamentos de pintura, jardinagem e mão de obra.“Moro no bairro e vejo muitas pessoas desmotivadas. Ao nos unirmos com a Igreja e realizarmos esse trabalho, melhoramos a autoestima das pessoas e mudamos a cara do Jardim Promeca”, comenta. “São coisas simples, mas que fazem uma grande diferença. Com um pouco de boa vontade, tudo muda”, conclui Aílton. 

 

A escola Irmã Maria cedeu o espaço para as refeições, que foram fornecidas pela Igreja e a empresa Continental Teves também apoiou a realização do projeto com o fornecimento de tintas.

 

 

 

Como denunciar sujeira ilegal

 

Para denunciar descartes irregulares de entulhos e outros materiais, basta contatar o Setor de Fiscalização pelo telefone 4596-9665, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas; também pode ser acionada a GCM (Guarda Civil Municipal), pelo telefone 153; outro canal é a Ouvidoria, junto ao qual a denúncia pode ser registrada pelo telefone 4595-0037 ou presencialmente (no Facilita), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; ou pelo link, 24 horas por dia, durante toda a semana. Após abrir o protocolo, também há a opção de enviar possíveis fotos necessárias ao e-mail ouvidoria@varzeapaulista.gov.br

 

O Facilita está localizado na Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar, Várzea Paulista. 

 

 

 

Local para descarte de resíduos 

 

A cidade conta, desde maio de 2015, com um Ecoponto, local para destino ambientalmente correto de materiais como vidro, metais, areia e móveis desmontados. Tais resíduos muitas vezes, por não terem um local para descarte, eram depositados em ruas, calçadas e terrenos baldios pela cidade. 

 

É permitido o descarte de materiais como pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica e eletrodomésticos, objetos que muitas vezes, são descartados irregularmente em via pública. O volume máximo autorizado é de 1 m³. 

 

O Ecoponto não recebe materiais como pilhas, colas, óleos, gesso, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos.  

 

O serviço funciona na Rua Atroaris, s/n – Jardim Continente, junto à usina de asfalto da Prefeitura. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas – com exceção dos feriados – e, aos sábados, das 8 às 13 horas