Viaduto da Ponte Seca tem novas vigas de sustentação preparadas e concretadas

Urbanismo e Habitação - Destaques

Armações estão sendo concluídas para a concretagem; na semana passada, duas já receberam concreto

As obras do Viaduto da Ponte Seca, gerenciadas pela Prefeitura de Várzea Paulista, têm mais uma etapa em execução nesta semana: a preparação da armação (estrutura metálica) das vigas de sustentação para a concretagem de duas delas. Segundo o gestor de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, que acompanha os trabalhos, além das duas vigas concretadas na semana passada e das que receberão concreto nos próximos dias, outras quatro já têm a armação concluída e devem ser concretadas nas próximas semanas.

Segundo o gestor, na semana que vem também será iniciada mais uma etapa da terraplenagem, no espaço sobre o qual se farão as fundações da principal alça de acesso à nova ligação.

A ideia é que, até o final de maio, as 12 vigas já estejam totalmente prontas, com o concreto devidamente seco e os testes de resistência feitos. As estruturas concluídas serão alçadas, no momento adequado, para dar sustentação ao eixo principal do viaduto.

Etapas importantes

Além das construções das duas alças de acesso e do eixo principal do viaduto, estão previstas ações relevantes, como o lançamento da última camada de massa asfáltica sobre um trecho da Rua Manoel Dias Ruivo, que dará acesso da Avenida Duque de Caxias ao viaduto. Os trabalhos devem ser concluídos até o início de 2018.

Acesso alternativo

O Viaduto da Ponte Seca será uma passagem superior à linha férrea, para ligar o bairro Ponte Seca à Avenida Duque de Caxias, no trecho próximo ao Jardim Promeca. A via alternativa permitirá acessar bairros das Zonas Norte e Leste do município e desafogar o Viaduto dos Emancipadores, sobrecarregado em alguns horários.