Prefeitura inaugura ponte de ligação entre Jardim Paulista e Jardim América I

Urbanismo e Habitação - Destaques
Travessia atende a uma reivindicação antiga da Região Norte
 
 
A nova ponte de ligação entre os bairros Jardim Paulista e Jardim América I, sobre o Córrego da Rua Sorocaba, foi inaugurada na manhã da última quarta-feira (18). A Prefeitura de Várzea Paulista promoveu a solenidade com o descerramento da placa inaugural, no evento prestigiado por mais de 100 pessoas, entre autoridades municipais e moradores. A via foi liberada ao tráfego, consagrando mais uma benfeitoria histórica à Região Norte.
 
O secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, destacou o caráter histórico da construção. “Esta ligação é uma verdadeira conquista para o município. A população esperava por isso há trinta anos e será muito beneficiada”, comemorou.
 
O prefeito Juvenal Rossi explicou que a travessia faz parte do projeto Via Rápida, conjunto de iniciativas previstas no programa de governo da atual administração, para desenvolver a mobilidade urbana da cidade. Ligações, como a construção inaugurada, assim como o Viaduto da Ponte Seca – com obras em andamento, e a Estrada da Boiada, são fundamentais para atrair novos investimentos. “As pessoas se lembrarão de meu governo, futuramente, como aquele que reconstruiu não só a estrutura da cidade, mas também a relação entre seu povo e o poder público”.
 
O gestor destacou a importância de trabalhos conjuntos como a execução da nova ponte e outros serviços que a região contemplada receberá em breve, como os serviços de drenagem em vários bairros, a reurbanização da Vila Real e a revitalização do Parque Chico Mendes. “A Região Norte não pode mais ser considerada uma zona separada do restante da cidade, como acontecia anteriormente. Por essa razão, estamos investindo mais nos bairros que fazem parte dela”, justificou o prefeito.
 
A vereadora Valdilene Oliveira, que reside na região, reconheceu os esforços da atual administração, para atender as localidades dessa parte da cidade. “Eu, como moradora da Região Norte, sei que ela era abandonada. Isso aqui era um depósito de lixo, de tal forma que as pessoas mal conseguiam enxergar as pessoas que passavam do outro lado. O mato alcançava as ruas e, por isso, não era possível caminhar com segurança pelas calçadas”. 
 
A conduta dos atuais governantes foi reconhecida pela representante, que citou trabalhos como a limpeza de córregos pela cidade e a recuperação do Parque Chico Mendes. “Este é um governo que tem respeito pelo dinheiro público. Como munícipe, agradeço de coração”.
 
A população deve fazer a sua parte, para a conservação da nova via, segundo Rossi. O prefeito elogiou, inclusive, os munícipes pelo fato de o descarte irregular de lixo ter sido menor nos últimos meses. “Estamos construindo uma cidade mais gostosa e aprazível”, comemorou.  
 
Participaram do ato os vereadores J.Ramiro, Suely Ortiz, Claudemir Santos.
 
 
Menos trânsito e mais segurança
 
A  travessia liga os dois trechos da Rua Aparecida do Norte e serve como ponte de ligação entre os bairros Jardim América I e Jardim Paulista. O tempo de viagem entre os dois locais é reduzido em 5 minutos, e o trajeto entre os bairros fica 1 km menor. “Não havia sentido na volta que os condutores precisavam fazer para acessar uma parte dos Jardins Américas e o Jardim Paulista. A nova ligação vai reduzir o tempo de deslocamento desses motoristas e faz com que não precisem mais enfrentar o trânsito exagerado próximo aos estabelecimentos comerciais da Avenida Paraibuna (sequência da Rua Sorocaba) e a fila de veículos, nos momentos de pico”, explica Germano.
 
A Secretaria de Infraestrutura Urbana gerenciou os trabalhos de construção da nova via, nos últimos meses. Abaixo da ponte de ligação, foram colocadas aduelas, para escoamento de águas pluviais. Também foram feitas calçadas para a passagem segura dos pedestres e acessibilidade para pessoas com deficiência.
 
Segundo Germano, a área próxima à nova via também recebeu intervenções significativas. “Antigamente, o local era escuro, cheio de mato e destino de depósito irregular de resíduos como entulho e lixo. A Prefeitura revitalizou o espaço com: limpeza, instalação de bancos, poda de árvores e plantio de grama”.
 
O secretário Renato Germano explicou, durante a inauguração, que o eixo da obra teve de ser um pouco deslocado, sem prejudicar os aspectos técnicos da construção. A alteração do projeto inicial se deu em razão da existência de uma adutora da Sabesp no trecho onde ficaria uma parte das aduelas (canais de escoamento de águas pluviais) sob a nova ponte.
 
Para que fossem feitas essas instalações, seria necessário obter uma outorga do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), do Governo Estadual, em um processo que poderia demorar até dois anos, prazo em que expiraria o financiamento feito junto à União, para o custeio da obra. Além disso, havia a proximidade de uma torre de energia, em uma parte do terreno de propriedade da CPFL.
A sinalização adequada foi providenciada pela Secretaria de Trânsito.
 
A Prefeitura também já está viabilizando a iluminação da área revitalizada, por meio de uma parceria com a iniciativa privada. Até junho, as instalações deverão estar concluídas.
 
 
Aporte financeiro
 
A obra representou um investimento de R$ 895.215,79, recursos provenientes de um financiamento junto ao Governo Federal.
 
 
Aprovação
 
Visivelmente animada, Maria Otília, moradora do Jardim América III há vinte anos, destacou que a obra beneficiará diretamente os bairros da região, inclusive a Vila Real. “A gente só tinha a Avenida Pacaembu, para ir daqui até o Centro ou vice-versa. Quando havia trânsito por lá, não tínhamos outra rota. Agora, se isso acontecer, teremos essa nova via. É uma conquista”.
 
A munícipe participou da gestão do Orçamento Participativo, em 2007, quando relatou ter havido a promessa de intervenções no local, por parte da gestão anterior, algo que não se concretizou. Mesmo em uma cadeira de rodas, fez questão de dirigir-se ao local e demonstrar apoio ao governo, sobretudo por dizer conhecer bem as dificuldades financeiras enfrentadas desde o início da atual administração. Maria elogiou o prefeito, por suas transparência e credibilidade. “Tive que vir até aqui para parabenizá-lo”.