Das 10 empresas mais reclamadas no Procon, quatro são bancos

Jurídico - Destaques
Saiba por que das 10 empresas mais reclamadas no Procon de Várzea Paulista, quatro delas são bancos

O Procon de Várzea Paulista, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Cidadania, apresenta dados e cuidados com relação aos assuntos financeiros e cartões de crédito. O que chama atenção tanto para a cidade de Várzea Paulista, como no Estado de São Paulo, das 10 empresas mais reclamadas no município, quatro são bancos. No Estado não muda muito, de 10 empresas mais reclamadas, três são bancos. (Dados do Procon: sistemas.procon.sp.gov.br/rank_estadual/?m=rank_atend.)

O curioso de tudo isso, é que, em Várzea Paulista, os bancos estão se destacando no ranking de reclamações em virtude dos cartões de créditos. As reclamações são variadas, mas a cobrança indevida é a ganhadora, colocando os bancos em um papel de destaque nas reclamações nos âmbitos municipal e estadual.

Para isso há uma explicação simples. O fato reflete a condição do atendimento ao consumidor. Geralmente as faturas apresentam um valor de juros maior que o contratado, ou dúvidas, pois a fatura do cartão de crédito não apresenta informações claras ao consumidor.

Junto a isso, estão as falhas no atendimento das agências bancárias, pois quando o consumidor procura o banco, não é atendido, mas sim indicado para ligar a um “0800”. Muitas vezes o serviço é sem precisão ou poder de resolução do problema do consumidor. Nesses casos, o cliente não vê alternativa, a não ser procurar o Procon.

Outro ponto é a dificuldade em quitar na totalidade a fatura do cartão de crédito, gerando valores impagáveis e que tiram o sono do consumidor. A orientação é que o consumidor peça o cancelamento do cartão e a negociação da dívida, pois com o pagamento mínimo este consumidor não paga a totalidade, mas sim os juros, e com uma negociação solicitando o cancelado do cartão, o consumidor paga a dívida e não apenas os encargos.

O trabalho do Procon, além de consistir em orientar e autuar as empresas que não respeitam os consumidores, também é o de informar e convocar todos os consumidores que estiverem com dúvida ou que receberam qualquer cobrança que não reconhecem, como seguro, taxas ou juros, para que procurem o órgão de defesa dos direitos do consumidor, pois os casos solucionados – envolvendo assuntos financeiros – alcançam 95%, em média, de acordo com dados Procon de Várzea Paulista.