Procon de Várzea Paulista faz alerta para a compra do dia das Mães

Jurídico - Destaques
Pesquisar, comparar preços e cuidados na compra pela internet; O consumidor consciente deve se atentar
 
Sem dúvida nenhuma o dia das mães aquece o comércio, sendo uma das datas mais importante para as vendas. O consumidor consciente deve se atentar nas dicas e cuidados que o Procon de Várzea Paulista apresenta:
 
A primeira dica é pesquisar, comparar preços e avaliar condições, prazo de entrega e no caso de parcelamentos, quanto de juros o consumidor vai pagar.
 
O produto adquirido pela internet, geralmente possui preços mais convidativos, entretanto, o cuidado que se deve tomar são maiores. “É preciso verificar se a loja é confiável e calcular se a soma da compra com o valor do frete não é mais cara que o produto de uma loja física”, explica o coordenador do Procon varzino, Alcides Vendemiatti Junior. “O prazo de entrega deve ser bem claro no momento da aquisição”, diz. 
 
Existem ferramentas e sites na internet que apresentam as reclamações das empresas e a lista de sites não confiáveis. “Os cuidados básicos para uma compra segura é identificar a empresa, o endereço físico do site, o número do CNPJ, consultar na Receita Federal há quanto tempo existe essa empresa e buscar na própria internet se existem reclamações sobre o fornecedor”, relata Junior.
 
Outro fator importante são as trocas. Elas ficam a critério da empresa, mas, se o comerciante apresenta essa opção ao consumidor, deve cumprir. “Quem deseja fazer a trocar do item comprado, deve ter em mãos a nota fiscal e ressaltar, no ato da compra, o prazo de troca”, informa o coordenador. 
 
Lembrando que a troca só é obrigatória em casos de defeito do produto. “É bom conferir e testar o produto na loja, para verificar se há algum problema com o item antes de levá-lo para casa”, conclui Alcides.