Viaduto da Ponte Seca: obras na Rua Richard estão adiantadas

Urbanismo e Habitação - Destaques
Via já recebeu base para lançamento de asfalto
 
 
A Prefeitura de Várzea Paulista prossegue com a construção do Viaduto da Ponte Seca prossegue com as obras do sistema de drenagem das vias de acesso à obra. A Rua Richard Klinger está com os trabalhos de urbanização a todo o vapor e já teve a preparação para o asfaltamento realizada. “Já foi lançada a base. Agora vai ser lançada a capa de asfalto”, relata o secretário de Obras e Urbanismo, Josué Santana. Até a próxima segunda-feira (13), a via deverá receber o asfaltamento, se as condições climáticas permitirem.
 
A etapa é fundamental para a conclusão do sistema de escoamento de águas pluviais, com a colocação de bocas de lobo, por exemplo. Os trabalhos de canalização e colocação de galerias e outros aparatos serão importantes para o escoamento da água das chuvas, quando o viaduto estiver pronto e impermeável, segundo o secretário. “Temos que jogá-la na drenagem”, explica Santana. 
 
No projeto também estão previstas as colocações de bocas de lobo, galerias pluviais, tubulação (até as bocas de lobo) e poços de visita (câmara de onde se ramificam as instalações pluviais). A Rua Manoel Dias Ruivo receberá guias e sarjetas, assim como a Rua Richard Klinger.
 
 
Mãos à obra
 
No final de janeiro já havia sido feita a sondagem para análise e obtenção de detalhes sobre a resistência do solo. Segundo o encarregado José Araújo de Oliveira, com o resultado da análise, este mês, um profissional especializado poderá calcular como serão estruturadas as fundações e o viaduto em si. 
 
A empresa licitada para a construção do Viaduto da Ponte Seca iniciou, em 27 de novembro, os primeiros trabalhos, sob a fiscalização da Prefeitura de Várzea Paulista. O terreno começou a ser limpo e foram feitas algumas medições (topografia), segundo o secretário de Obras e Urbanismo, Josué Santana. 
 
 
Sobre a obra
 
O projeto prevê a construção, dentro de 18 meses, de uma passagem superior à linha férrea, para fazer a ligação entre o Bairro Ponte Seca e a Av. Duque de Caxias, próximo ao Jardim Promeca. A ligação será uma alternativa para acessar bairros das Zonas Norte e Leste do município e desafogar o Viaduto dos Emancipadores, sobrecarregado em determinados horários.
 
Para o secretário de Obras e Urbanismo, Josué Santana, a construção melhorará sensivelmente o fluxo de veículos. “É uma obra que vai desafogar o centro antigo, eu acredito que em 25% do tráfego”, explicou.
 
O custo total da obra será de R$ 3.484.034,96 – recursos do Governo Estadual – dos quais R$ 984.034,96 serão custeados pela Prefeitura de Várzea Paulista.
 
 
Importância histórica
 
Na avaliação do prefeito Juvenal Rossi, a obra se faz muito necessária por permitir a melhora significativa da mobilidade urbana na cidade. “Se isso não for feito, não vamos conseguir atrair novos investimentos”, explica. 
 
O prefeito destaca os esforços da gestão municipal para melhorar a infraestrutura da cidade. Segundo o gestor, a obra iniciada permitirá a melhora significativa da mobilidade urbana na cidade. “Ela é super necessária”, declarou.
 
O Viaduto da Ponte Seca consiste em mais uma das metas da administração varzina, dentro do programa Via Rápida, para otimizar o tráfego veicular em Várzea Paulista. A intervenção poderá atrair novos investimentos à cidade, segundo ele. “Várzea Paulista tomou um novo rumo”, comemora. “Na mobilidade, o município vai ser outro, com toda a certeza”, prevê.
 
O secretário de Obras e Urbanismo, Josué Santana, endossa a relevância da nova via a ser construída. “É uma obra que vai desafogar o centro antigo, eu acredito que em 25% do tráfego”, explicou.