Obras da Fase 1 do Córrego Bertioga seguem em ritmo acelerado

Obras - Destaques
Após colocação das aduelas e da tubulação complementar, empreiteira asfalta via que recebeu sistema de drenagem
 
 
A Prefeitura de Várzea Paulista fiscaliza, na próxima sexta-feira (30) o asfaltamento da área da Fase 1 das obras do Córrego Bertioga, entre a Avenida Fernão Dias Paes Leme e a Avenida Ipiranga.
 
No início deste mês, a empresa concluiu a tubulação complementar às 183 aduelas (canais de escoamento para águas pluviais), que constituem a parte mais complexa das obras de drenagem no local.
 
Foi feita a interligação das novas instalações com o sistema de drenagem existente, na área de contenção pluvial próxima à Avenida Fernão Dias Paes Leme.
 
De acordo com o prefeito Juvenal Rossi, a obra é fundamental para a continuidade dos trabalhos do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento), na  outra  parte  do  Córrego,  na  Avenida  Bertioga, sentido Vila Popular.  
 
Também será necessária uma intervenção junto ao Rio Jundiaí, em breve para que no encontro das águas não ocorra mais o ‘refluxo de águas”. Segundo o secretário de Obras e Urbanismo, Josué Santana, o término das intervenções no Córrego Bertioga possibilitará, em breve, o término definitivo de suas enchentes. 
 
 
Contenção de enchentes
 
Além dos 183 metros de aduelas, a construtora instalou caixas pluviais e tubulação, entre outros trabalhos de drenagem, nas últimas semanas.
 
A empresa realizou nos últimos meses, sob fiscalização da Prefeitura, várias canalizações, com o fim de coletar as águas pluviais advindas dos bairros Jardim Continente e Jardim Gianfrancesco. As intervenções ocorrem, sobretudo, no trecho do Córrego Bertioga, a partir da Avenida Fernão Dias Paes Leme, com sentido à Avenida Ipiranga. Também foram feitas canalizações para o escoamento das águas de chuva vindas das ruas Atroaris (Vila Tupi) e Pontiguara (Jardim Gianfrancesco).
 
Os trabalhos têm tido acompanhamento técnico por parte da Secretaria de Obras, em todas as suas etapas, segundo o prefeito. O total do investimento do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) – Governo Estadual – é de R$ 1.807,420,69, dos quais R$ 530.598,06 serão custeados pela Prefeitura.
 
Verde renovado
 
Nos próximos meses, a via também deverá ter nova arborização, feita pela Prefeitura.