Prefeito oficializa início das obras do Viaduto da Ponte Seca

Urbanismo e Habitação - Destaques
Participantes do evento tiveram acesso a detalhes do projeto do segundo viaduto de Várzea Paulista

A Prefeitura de Várzea Paulista fez, na manhã da última quarta-feira (17), o lançamento oficial das obras do Viaduto da Ponte Seca, no km 53 da estrada de ferro da CPTM.

A obra teve o início oficialmente declarado pelo prefeito Juvenal Rossi e foi apresentada a autoridades municipais e estaduais, representantes da empresa licitada, membros da sociedade e órgãos de imprensa. O segundo viaduto da cidade teve sua importância reconhecida no evento.

O prefeito destacou os esforços da gestão municipal para melhorar a infraestrutura da cidade. Segundo Rossi, a obra permitirá a melhora significativa da mobilidade urbana na cidade. “Ela é necessária para a região e vai beneficiar diariamente milhares de pessoas”, declarou.

O Viaduto da Ponte Seca consiste em mais uma das metas da administração varzina, dentro do programa Via Rápida, para otimizar o tráfego veicular em Várzea Paulista. A intervenção poderá atrair novos investimentos à cidade, segundo ele. “Várzea Paulista tomou um novo rumo” – comemorou – “na mobilidade, o município vai ser outro, com toda a certeza”.

O secretário de Obras e Urbanismo, Josué Santana, endossou a relevância da nova via a ser construída. “É uma obra que vai desafogar o centro antigo, eu acredito que em 25% do tráfego atual”, explicou.

A administração municipal pretende ordenar o crescimento populacional, de maneira que se dê com qualidade de vida. O Viaduto faz parte desse projeto. “A secretaria trabalha para reorganizar esse crescimento com sustentabilidade”, diz Josué.

O presidente da Câmara Municipal, Ivan Sada, reconheceu os esforços da administração do município, para o desenvolvimento da cidade, apesar das dívidas que o Governo assumiu na gestão anterior.

O novo viaduto terá uma importância grande nesse processo, a seu ver. “Nós vamos dar um salto gigantesco na mobilidade da região”, concluiu.

Mãos à obra

A empresa licitada para a construção do Viaduto da Ponte Seca iniciou, em 27 de novembro, os primeiros trabalhos, sob a fiscalização da Prefeitura de Várzea Paulista. O terreno começou a ser limpo e têm sido feitas algumas medições (topografia). “Já estão fazendo o projeto executivo, já alocaram uma casa nas imediações, para alojamento dos funcionários”, afirmou o secretário de Obras e Urbanismo, Josué Santana.

A próxima etapa será a execução de drenagem no entorno de obra (entre outras ações, construção de galerias de águas pluviais) e nas Ruas Manoel Dias Ruivo e Richard Klinger (canalização subterrânea).

Viaduto da Ponte Seca

O projeto prevê a construção, dentro de 18 meses, de uma passagem superior à linha férrea, para fazer a ligação entre o Bairro Ponte Seca e a Av. Duque de Caxias, próximo ao Jardim Promeca.

A ligação será uma alternativa para acessar bairros das Zonas Norte e Leste do município e desafogar o Viaduto dos Emancipadores, sobrecarregado em determinados horários.

O custo total da obra será de R$ 3.484.034,96 – recursos do Governo Estadual – dos quais R$ 984.034,96 serão custeados pela Prefeitura de Várzea Paulista.

Avanço significativo

Neusa da Silva Moraes, 68 anos, mora no bairro Ponte Seca há 50 anos e espera há muito tempo por avanços no local. Sua rotina será facilitada. “Esse Viaduto é sonho para nós, vai favorecer muito a região. Agora, com o asfalto, podemos pegar ônibus aqui na rua, sem falar que não vamos precisar dar uma volta imensa até chegar a Campo Limpo Paulista, quando preciso”.

Para Arlete Moreira, funcionária da empresa Klinger, nas proximidades da área sobre a qual se fará a nova via, a obra já é esperada desde que começou a trabalhar no local, há 25 anos.  “Eu moro em Jundiaí e não vou precisar dar toda essa volta, além disso, vai beneficiar a empresa que terá maior mobilidade com os caminhões passando pelo Viaduto”, explicou.

Segundo Celso Santiago, funcionário da Continental, as empresas também serão diretamente beneficiadas, em razão da dificuldade existente atualmente para locomoção de seus veículos em horário comercial.

A via facilitará as entregas, dentro do prazo estabelecido pelos compradores dos produtos fornecidos. “Como a empresa Continental fica na divisa entre Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, e há congestionamento, esse Viaduto chegou para facilitar às empresas que fazem seus trajetos com produtos de extrema importância”.

Via Rápida

De acordo com o prefeito, o recapeamento de parte da Avenida Ipiranga, concluído no início do mês, foi outra ação para melhorar a mobilidade urbana. “No momento, esta é a única via alternativa possível para desafogar a Avenida Fernão Dias Paes Leme”, explicou o prefeito.

A Estrada da Boiada foi outra conquista, requisitada pela Prefeitura de Várzea Paulista e inaugurada pela Prefeitura de Jundiaí, em março. O novo acesso liga a região do Santa Gertrudes, em Jundiaí, à região da Vila Popular, em Várzea Paulista, e melhorou a mobilidade na região.