Objetivo é entender como são consumidos produtos e serviços, e como as publicidades e os meios publicitários atingem o consumidor.
O Procon de Várzea Paulista realizou, entre os dias 14 e 19 de novembro, uma pesquisa com 85 consumidores do município que compareceram ao órgão, sendo 41 mulheres e 44 homens, com o objetivo de entender como são consumidos produtos e serviços, e como as publicidades e os meios publicitários atingem o consumidor.
De acordo com Alcides Vendemiatti Junior, coordenador do Procon varzino, com a pesquisa foi possível fazer um retrato do consumidor da cidade. “Fizemos uma análise de quem é o nosso consumidor, qual sua idade, escolaridade, o aspecto social desse consumidor e seu contexto social”, explica.
Dados
De acordo com os dados levantados pela pesquisa, 27% dos consumidores varzinos tem entre 25 a 35 anos. Mais de 65% estão trabalhando e o meio de propaganda que chama mais atenção dos homens é a internet; das mulheres, é a televisão.
A pesquisa também levantou que mais de 85% dos entrevistados já compraram por impulso. O principal motivo foi o preço. “Com esses dados vemos como os meios de comunicação influenciam na hora das compras”, relata Junior.
Quando questionados sobre os planos para o 13° salário, mais da metade dos entrevistados afirmaram que usarão para pagar dívidas e cerca de 20% vão poupar o dinheiro extra. “O perfil do consumidor varzino, segue o nacional nesse quesito. A grande maioria dos brasileiros também vai utilizar o 13º para quitar suas dívidas”, explica.