Obras do Viaduto da Ponte Seca começam em 30 dias

Urbanismo e Habitação - Destaques
Representantes da Prefeitura e da construtora Enpavi formalizam ordem de serviço

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi formalizou, na última quarta-feira (12), em seu gabinete, a ordem de serviço para a construção do Viaduto da Ponte Seca. Participaram também representantes da empresa licitada, Enpavi – Construções, Engenharia e Pavimentação e das secretarias de Obras, Gestão Pública e Meio Ambiente. A construtora agora se organiza para o início dos trabalhos, que deve ocorrer no prazo máximo de 30 dias.

De acordo com o diretor de engenharia da empresa, Wagner Afonso, o período servirá para a conclusão do projeto executivo e das adaptações logísticas, em paralelo.

O prefeito externou os esforços da administração para melhorar a infraestrutura de Várzea Paulista, nos próximos anos, e comemorou o novo passo para o início do Viaduto da Ponte Seca. Em sua avaliação, a obra se faz muito necessária para permitir a melhora significativa da mobilidade urbana na cidade. “Se isso não for feito, não vamos conseguir atrair novos investimentos” – explicou – “estamos dando um novo rumo para a cidade”.
“Certamente será uma grande obra para a cidade, melhorando nossa mobilidade urbana, que atualmente está refém de um único viaduto”, concluiu.

Viaduto da Ponte Seca

O projeto prevê a construção de uma passagem superior à linha férrea, para fazer a ligação entre o Bairro Ponte Seca e a Av. Duque de Caxias, próximo ao Jardim Promeca.

A ligação será uma alternativa para acessar bairros das Zonas Norte e Leste do município e desafogar o Viaduto dos Emancipadores, sobrecarregado em determinados horários.

O custo total da obra será de R$ 3.484.034,96 – recursos do Governo Estadual – dos quais R$ 984.034,96 serão custeados pela Prefeitura de Várzea Paulista.

Melhorias ao trânsito

De acordo com Rossi, o Viaduto da Ponte Seca consiste em mais uma das metas da administração varzina, dentro do programa Via Rápida, para otimizar o tráfego veicular em Várzea Paulista.

A Estrada da Boiada foi outra conquista, requisitada pela Prefeitura de Várzea Paulista e inaugurada pela Prefeitura de Jundiaí, em março. O novo acesso liga a região do Santa Gertrudes, em Jundiaí, à região da Vila Popular, em Várzea Paulista, e melhorou a mobilidade na região.