Procon de Várzea Paulista adere a CIP Eletrônica

Sistema agiliza a comunicação entre o consumidor e as empresas, além de reduzir o gasto com envio de correspondências 
                
O Procon de Várzea Paulista aderiu, na última quarta-feira (5), ao sistema de CIP Eletrônica (Carta de Investigação Preliminar), no qual as empresas podem se cadastrar e receber as reclamações dos consumidores através da internet.
 
O sistema agiliza a comunicação entre as duas partes e reduz os gastos com correspondências.
De acordo com o coordenador do Procon de Várzea Paulista, Alcides Vendemiatti Junior, para as empresas fazer parte da CIP Eletrônica é muito vantajoso. “O sistema oferece rapidez nas respostas aos consumidores, gerando uma imagem positiva para a empresa”, explica.
 
A redução de custos com o envio de correspondências é outro fator positivo. “Atualmente investimos cerca de R$ 2 mil mensais apenas com o envio de cartas para empresas, e depois, a resposta para os clientes”, informa. “Ao fazer tudo pela internet, os gastos são zero”, ressalta. 
               
Várzea Paulista está cadastrando as empresas interessadas. “Já entramos em contato com algumas corporações, mas os interessados também podem nos procurar pessoalmente, por telefone ou e-mail”. Para se cadastrar é fácil. “Basta firmar um termo de acordo. O cadastro é gratuito e não gera custo algum para a empresa”, reforça o coordenador. 
               
O Procon de Várzea Paulista funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, no prédio do Mais Fácil, localizado na rua José Dias de Castro, 160 – Vila São José. O telefone de contato é o 4595-0557 e o e-mail, procon@varzeapaulista.sp.gov.br.
 
               
Atendimento
               
De março a novembro deste ano, o Procon varzino atendeu a 3.566 reclamações, com uma média de solução dos casos de 90%. Alcides ressalta que dos mais de 3 mil casos atendidos, apenas 354 resultaram em audiências. “Nosso trabalho tem alcançado resultados muito positivos e nossos índices de resolução de casos é alto”, fala Junior. “O importante é que o consumidor tenha sua questão resolvida”, afirma o coordenador.  
 
As área com maior número de reclamações na cidade são: serviços privados, assuntos financeiros e produtos.                
Já os fornecedores com maior número de reclamações no município são: TV por assinatura, Telefonia Celular e Telefonia Fixa. Os dados do Procon são públicos e podem ser consultados no portal do órgão: www.procon.sp.gov.br.