Obra do Córrego Bertioga recebe base para aduelas

Urbanismo e Habitação - Destaques
Secretaria de Obras fiscaliza etapa importante da obra, para contenção de enchentes do trecho final do leito
A Secretaria de Obras de Várzea Paulista fiscalizou mais um passo das intervenções no Córrego Bertioga, com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), na última sexta-feira (4). A partir da Avenida Fernão Dias Paes Leme, com sentido à Avenida Ipiranga, começou a ser feita a base de pedras para a colocação das aduelas. Os canais de concreto para escoamento de águas pluviais começarão a ser instalados até segunda-feira (7). A obra é fundamental para a continuidade dos trabalhos do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento), na outra parte do Córrego, na Avenida Bertioga. “A parte de baixo deve estar com o escoamento pronto”, explica o secretário da pasta, Josué Santana.

Segundo o gestor, o aumento da vazão do leito, em razão das obras de macrodrenagem do PAC 2 (recursos federais) poderia ocasionar enchentes nas seções próximas à Avenida Ipiranga. Por esse motivo, faz-se tão necessário e prioritário o devido aumento do escoamento por parte do Fehidro. Cumprida essa etapa, as obras custeadas pelo Governo Federal, atualmente em fase de reprogramação junto à Caixa Econômica Federal, voltarão a ter enfoque por parte da Prefeitura.

Contenção de enchentes

O Fehidro tem realizado nos últimos meses, sob fiscalização da Prefeitura, várias canalizações, com o fim de coletar as águas pluviais advindas dos bairros Jardim Continente e Jardim Gianfrancesco. As intervenções ocorrem sobretudo no trecho do Córrego Bertioga, a partir da Avenida Fernão Dias Paes Leme, com sentido à Avenida Ipiranga. Também foram feitas canalizações para o escoamento das águas de chuva vindas das ruas Atroaris (Vila Tupi) e Pontiguara (Jardim Gianfrancesco).
As obras devem ser concluídas no final de outubro. O total do investimento do Governo Estadual é de R$ 1.674.084,92.

Segundo o secretário Josué Santana, o término das duas obras (Fehidro e PAC 2) possibilitará, em breve, a resolução definitiva do problema de enchentes do Córrego Bertioga.