Jardim São Paulo recebe Estação Elevatória de Esgoto

Urbanismo e Habitação - Destaques
Instalações garantirão mais qualidade de vida e infraestrutura ao bairro
 
A Prefeitura de Várzea Paulista e a Sabesp inauguraram, na tarde da última quinta-feira (5), a EEE (Estação Elevatória de Esgoto). O objetivo foi oficializar o funcionamento das instalações. O prefeito Juvenal Rossi conheceu de perto o trabalho realizado pela Sabesp, no espaço cedido pela administração municipal. Os gestores presentes também plantaram árvores no entorno das instalações, parte da arborização – contrapartida a ser cumprida pela Prefeitura nos próximos dias. 
 
As 158 ligações de esgoto existentes, agora vencem a gravidade e os dejetos não são mais despejados no córrego do bairro, de acordo com o gerente da empresa, na cidade, Sydnei Tortolano. Da elevação existente, o esgoto é bombeado, já canalizado, para o devido tratamento na estação adequada. O mau cheiro diminuiu sensivelmente e a cidade agora tem mais 1% de esgoto coletado e tratado – a soma total chega a 96%. 
 
As residências do bairro nas quais ainda há fossa poderão solicitar ou fazer as ligações faltantes, uma vez que a estação tem capacidade de atender todo o bairro.  
O prefeito Juvenal Rossi destacou a importância do atendimento a uma demanda muito antiga do bairro. A obra garante mais qualidade de vida aos moradores, segundo o gestor, e garante a proteção da área de proteção ambiental existente no bairro, de 20 mil m². “Faz parte do programa que nós temos de entregar Várzea totalmente saneada”, explicou.
 
Com o ganho na infraestrutura, será possível discutir, em breve, a resposta a outros gargalos existentes no local. Os moradores já perceberam, segundo o Prefeito, as mudanças advindas do novo avanço. “Temos uma nascente que estava contaminada”. 
 
Próximos passos
 
De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, faz-se necessário, junto à Sabesp, conscientizar os proprietários sem ligações de esgoto da importância de fazê-las. “A parte da Prefeitura é intensificar isso”.
 
Se Liga na Rede
 
O projeto do Governo Estadual fornece ajuda financeira, em parceria com a Sabesp, a famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos. Os técnicos fazem uma vistoria e, se o perfil socioeconômico atende esses requisitos, as instalações são feitas praticamente a custo zero. Os moradores do Jardim São Paulo interessados podem solicitar a visita técnica podem entrar em contato pelo telefone 4606 8600.