Atletas partem para Jogos Regionais do Idoso

Esporte e Lazer - Destaques
Saída é marcada por orgulho e esperança de vitórias

Os atletas da 3ª idade de Várzea Paulista partiram hoje para Mogi Guaçu, onde participarão dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), entre 2 a 6 de abril. O objetivo foi de motivar os 45 atletas de várias modalidade: dama; vôlei adaptado; dominó; xadrez; buraco e dança de salão.

Segundo Santo Espadon, presidente do Conselho do Idoso, o objetivo da competição é valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de bem estar, resgatando a autoestima do Idoso. “Eles estão animados para participar dos jogos, é um momento especial na vida deles e eles se preparam o ano todo para isso” conta.

O prefeito Juvenal Rossi acompanhou a saída dos atletas do Ginásio Municipal Ayrton Senna. Para ele, o incentivo às práticas esportivas deve existir para cidadãos de todas as idades. “Estou alegre em ver nossos atletas participando dos jogos. Tenho que agradecê-los, pois são um exemplo para todos na cidade”.

O secretário adjunto de Esportes, Nenê Nivoloni, considera um orgulho participar de um evento esportivo da terceira idade. Este ano, segundo o gestor, o evento contará um o maior número de idosos de todos os jogos dos quais participou. Foi preparada toda uma estrutura por parte da Prefeitura. “Houve um acompanhamento de saúde, uma preparação de alimentação especial para os atletas e transporte”.

A professora Alessandra Roncado, coordenadora do evento, conta que a participação nos jogos é a conclusão de um trabalho do ano todo e que todos estão ansiosos e agitados. “É muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho, a animação dos atletas”.

Aprendizado e convivência

Valdomira Marciano Lúcio, de 76 anos, participa como atleta do vôlei adaptado há sete anos. Para a varzina, essa experiência tem sido maravilhosa. “Acho que todos os idosos deveriam fazer uma atividade física. Eu e meu marido participamos há bastante tempo e não precisamos nem de remédio, além de ser uma forma de socialização”.

Dionete Pupo Antunes, 67 anos, conta que não conseguiu nem dormir de tanta ansiedade e preocupação com o que precisava levar. Além do esporte que pratica, o buraco, o mais importante para ela é a parte social. “Gosto de sair, conhecer gente diferente, e torcer pelas outras equipes da nossa cidade”.

Quem também tem boas expectativas é Noé Duarte Rebelo, de 70 anos. Atleta do vôlei adaptado, ele leva na bagagem a esperança de obter conquistas para o esporte varzino. “Lá tudo vira uma comemoração. Fazemos amizades, festas, churrasco, mas este ano eu quero mesmo é vencer e trazer medalhas no peito”.