IPTU começa a ser entregue dia 4 de fevereiro

Jurídico - Destaques
Pela primeira vez carnê do imposto terá código de barras e poderá ser pago em qualquer banco ou lotérica
 
Dia 4 de fevereiro começa a distribuição dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2014 de Várzea Paulista. Pela primeira vez, o carnê do imposto terá código de barras e poderá ser pago em qualquer banco ou lotérica. A entrega deve ser concluída até o dia 7 de fevereiro.
 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernaldo Artur, o intuito é facilitar a vida do contribuinte. “A implantação do sistema de código de barras amplia consideravelmente os locais onde o imposto pode ser pago”, avalia. “Com isso, o munícipe tem mais comodidade”, relata. 
 
O pagamento do IPTU 2014 pode ser realizado de duas maneiras: à vista, com 10% de desconto ou em 10 parcelas. A data de vencimento tanto do pagamento em parcela única, quanto da primeira cota do parcelamento é dia 14 de fevereiro. 
 
O município vai distribuir 29 mil carnês, entre prediais e territoriais. O imposto não teve aumento, apenas o reajuste com base no INPC-IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), de 6,33%. 
 
Bons pagadores
 
Os moradores de Várzea Paulista, que realizarem o pagamento em dia do IPTU 2014, receberão mais 5% de desconto na quitação do imposto para o ano seguinte. De acordo com Ernaldo, essa é uma maneira de incentivar os cidadãos que mantêm seus pagamentos em dia. 
 
A Prefeitura também vai implantar o sistema de débito automático em conta, para o pagamento dos impostos municipais. O secretário informa que ainda no neste primeiro semestre o sistema deve ser implantado. 
 
O Ernaldo reitera que a entrega dos carnês estava programada para o dia 20 de janeiro, mas a implantação do código de barras atrasou em alguns dias a distribuição do imposto. “Nosso principal objetivo é modernizar o sistema de pagamento dos impostos municipais, e assim, proporcionar mais facilidade aos cidadãos varzinos”, afirma. 
 
Neste ano, os condomínios Laguna e Chacur e os bairros Jardim Brasil, Alexandria e Serra dos Cristais tiveram o seu valor venal corrigido, pois estavam com valores defasados, em relação aos bairros próximos. 
 
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no telefone 4606-0957.