Falta de preço na vitrine pode gerar multa ao comerciante em mais de R$ 6 milhões

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Apresentação do produto é uma das formas mais simples de atrair o consumidor
 
Entre as principais causas de autuação do Procon em datas comemorativas, está a maneira como o comerciante apresenta o produto aos clientes. “Muitas vezes o material é exposto sem informações de preço, o que pode gerar multa as empresas”, informa o coordenador do Procon de Várzea Paulista, Alcides Vendemiatti Junior. 
Uma vez autuado pela falta ou a inadequação de informação sobre o preço de produtos, o comerciante responde a um processo administrativo, com base na lei 8.078/90, Artigo 57, do Código de Defesa do Consumidor. E se mantida a autuação, o valor da multa varia de R$ 457,44 a R$ 6.861.676,20. “Os valores são estipulados, entre outros critérios, com base no tamanho da empresa, a infração e se há reincidência”, explica Alcides.
 
A apresentação do produto exposto ao consumidor é uma das formas mais habituais e práticas que o comerciante possui para gerar vendas. Apesar disso, algumas empresas ainda não expõem de maneira visível o preço do produto. De acordo com o coordenador este é um grande contrassenso. “O preço atrai o consumidor. Não expor o valor dos produtos, além de ilegal, não gera vendas ou interesse do consumidor”, explica.
 
Maneira correta
Na apresentação e exposição do produto, o comerciante pode escolher entre colocar etiquetas de preços na vitrine ou na embalagem. Há opção de usar código referencial ou de barras. Feita a segunda escolha, obrigatoriamente, devem ser disponibilizadas, por meio de etiquetas próximas ao produto, com caracteres ostensivos, informações com o preço, características do produto e seu código e, ainda, leitores ópticos pela loja.
 
“Os estabelecimentos comerciais têm obrigatoriamente que informar com o mesmo tamanho da letra o preço à vista, a quantidade e os valores das parcelas e os juros dos produtos comercializados”, relata o coordenador do Procon varzino.
 
Para finalizar, Alcides dá a dica. “Para evitar dor de cabeça e aumentar as vendas, o essencial é apresentar o produto com o preço de maneira clara e objetiva. O respeito ao consumidor sempre é o melhor caminho”, alerta.