PROCON de Várzea Paulista orienta pais para o Dias das Crianças

Jurídico - Destaques
Departamento de Defesa e Proteção ao Consumidor fornece informações sobre como efetuar uma boa compra para este feriado
Neste sábado (12) é comemorado o Dia das Crianças e a compra de presentes e brinquedos infantis aumenta consideravelmente. O Procon de Várzea Paulista forneceu algumas  orientações aos pais e responsáveis que vão presentear os pequenos neste feriado. 
 
Segundo o coordenador do Departamento de Defesa e Proteção ao Consumidor varzino, Alcides Vendemiatti Junior, o primeiro passo é pesquisar preços. “Analise as condições de pagamento, como descontos no pagamento à vista e a taxa de juros no parcelamento”, explica. 
 
Antes de efetuar a compra, é importante, segundo ele, verificar a faixa etária do brinquedo e observar o selo de certificação INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade industrial), que indica se o produto é fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas. Também deve haver um selo de um órgão credenciado para testar sua qualidade IQB, Falcão Bauer, entre outros.
 
Todo produto deve acompanhar manual de instrução e termo de garantia. Isso é lei. “O consumidor deve ler o manual antes de entregar o brinquedo à criança”, diz. “Dê preferência a brinquedos educativos, capazes de estimular o desenvolvimento da criança”, informa.
 
Também é importante analisar a embalagem e tomar cuidado com grampos, plásticos ou parafusos, que podem colocar em risco a integridade física da criança. “Verifique se o brinquedo solta peças, o que pode ocasionar acidentes e mantenha criança longe de sacolas plásticas, que podem causar sufocamento”, afirma Alcides. 
 
Pirataria 
Produtos sem certificação ou os chamados “piratas” não passam por testes de segurança e devem ser evitados pelo consumidor. “Compre em lojas credenciadas, pois em caso de problemas, é possível realizar a troca e encaminhar o produto para a assistência técnica”, explica. Para isso, exija sempre a nota fiscal do produto.