Projeto Piloto Várzea Bonita beneficia Jardim Buriti

Várzea Mais Bonita

Ações simultâneas e coordenadas entre secretarias aumentam eficiência dos trabalhos de limpeza e recuperação de vias

A Prefeitura de Várzea Paulista iniciou nesta terça-feira (5/2) a versão piloto do Projeto Várzea Bonita. O objetivo da inciativa é executar, bairro a bairro, duas ações simultâneas: a recuperação de vias como tapagem de buracos, desobstrução e aplanação de ruas de terra; e ações de limpeza em áreas públicas como capinação, retirada de entulhos, podas de árvores e desassoreamento de córregos. Os trabalhos começaram no Jardim Buriti.

Baseado nessa primeira experiência, a pasta irá realizar em seguida um planejamento amplo para lançar e executar oficialmente o projeto “Várzea Bonita” nos demais bairros da cidade.

Segundo o secretário de infraestrutura urbana, Renato Germano, trata-se de uma ação em caráter experimental, envolvendo várias áreas da prefeitura como, por exemplo, as equipes das Secretarias de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente e da Secretaria de Trânsito. “As equipes das diferentes pastas vão a campo ao mesmo tempo, para resolver os problemas de uma só vez e, principalmente, de maneira coordenada. Estamos testando essa força-tarefa conjunta para aumentar a eficiência dos trabalhos”, explica.

Resultados

A ação iniciada no Jardim Buriti resultou, principalmente, na desobstrução das ruas Antônio de Sando e Isidoro Cândido Nascimento. A última, segundo Renato Germano, estava totalmente bloqueada. “A rua estava há mais de oito anos intransitável, abandonada. O grande acúmulo de terra e de vegetação nessa impedia totalmente o tráfego de veículos e até a mesmo a passagem de pedestres”, afirma.

O bairro também foi beneficiado com a limpeza e a tapagem de buracos da Rua Olívio Moro; a retirada de entulhos e limpeza do córrego Buriti; a capinação e poda de árvores da UBS – Unidade Básica de Saúde Jardim Buriti, do CEMEB – Centro Municipal de Educação Básica Juvenal Cândido da Silva e da EMEF – Escola Municipal Ensino Fundamental Professor João Batista Nalini.