Prefeitura realiza obras no Córrego da Bertioga

Urbanismo e Habitação - Destaques

A Prefeitura de Várzea Paulista está empenhada na construção de uma vida melhor aos varzinos e para isso está solucionando problemas históricos da cidade. Recentemente foram lançadas as obras de revitalização do Córrego Bertioga, que resolverão os problemas de enchentes no local. A empresa vencedora da licitação já montou o canteiro de obras na Rua Padre Jordan e deve entregar o projeto executivo das intervenções nos próximos dias.

Segundo o secretário de Obras, Urbanismo e Meio ambiente, Cícero Petrica, nesta semana foi feita a limpeza em paralelo ao córrego para que possa ser executado a implantação de um Parque Linear, em uma Área de Proteção permanente (APP), e a nova Avenida Bertioga. “São serviços preliminares necessários para o efetivo início das obras”, afirma. Além de contribuir para urbanização e canalização do córrego, as obras irão melhorar as travessias já existentes no local e reter a água das chuvas na parte alta do córrego, por meio da implantação de um piscinão evitando inundações e enchentes.

Para Ana Rosa, que mora a 25 anos no Jardim Bertioga, a limpeza no local representa uma nova perspectiva para os moradores. “Estou achando tudo isso muito legal, porque estão tirando os bambus, tratando a água, e fazendo uma limpeza total no local”, conta. “Moro aqui há 25 anos e quando vim pra cá quis ir embora porque era tudo muito mal cuidado. Hoje me orgulho de morar nessa cidade”, afirma.

Cronologia das obras

As obras no córrego da Bertioga se estenderão do cruzamento entre as avenidas Fernão Dias Paes Leme e Bertioga até as ruas Padre Jordan e Rua das Alocacias. Serão duas frentes de trabalho, sendo uma nas proximidades da Chácara Mall e a segunda nas Ruas Padre Jordan e Rua das Alocacias.

Na primeira frente será feito tratamento do canal do córrego a céu aberto utilizando concreto tipo gabião colchão com tratamento de toda a encosta do córrego. Além disso, está previsto a remoção do muro existente no local para execução de parque linear. A obra prevê ainda a construção de um novo sistema viário para ligar a Avenida Fernão Dias Paes Leme á Rua Atroaris.

Na segunda frente de trabalho, que terá início nas ruas Padre Jordan e Rua das Alocacias será construído um piscinão para contenção do córrego Bertioga e seus afluentes. O reservatório possuirá capacidade para aproximadamente 40 milhões de litros e controlará o fluxo da água para a extensão do córrego através de um sistema automático de esvaziamento por gravidade. Durante a execução das obras, as duas frentes de trabalho se encontrarão para concentração das obras no local.