Obras de drenagem do Córrego Bertioga começam na próxima terça (24)

Urbanismo e Habitação - Destaques

Investimento da Prefeitura para solucionar o problema de enchentes no local é de R$ 10,2 milhões, provenientes de recursos do PAC II

A Prefeitura de Várzea Paulista solucionará a partir do dia 24 de abril mais um problema histórico da cidade. Na data, será lançado o início das obras de drenagem do córrego Bertioga, que há décadas incomoda os varzinos, devido às enchentes. O evento de lançamento das obras será às 9h, no cruzamento entre as avenidas Fernão Dias Paes Leme e Bertioga, que solucionarão os problemas de enchentes no local. O prazo de execução das obras é de dois anos e o investimento de R$ 10,2 milhões.

Os estudos de macrodrenagem dos córregos da cidade tiveram início em 2007 e foram inscritos no FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), que, em 2009, aprovou o repasse de recursos para a elaboração do projeto. O prefeito Eduardo Tadeu Pereira explica que em 2010 o projeto foi selecionado pelo PAC 2 e que o contrato com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 10 Mi, foi assinado em agosto de 2011. “Realizamos um diálogo intenso com o Governo Federal para conquistarmos essa grande obra que vai resolver o problema das enchentes neste córrego, que compõe a principal bacia da cidade”, explica.

Eduardo ainda destaca a importância da obra. “Os varzinos enfrentam os problemas das enchentes no córrego Bertioga há décadas. É um problema histórico. Mas pela primeira vez na história de Várzea Paulista um governo buscou uma solução definitiva para essa questão”, diz.

O secretário de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Cícero Petrica, ressalta que esta é a obra mais importante dos últimos 10 anos. “Esta obra é a mais importante da cidade na última década tanto em termos de valores quanto em termos de avanços na urbanização da cidade. Além de contribuir para urbanização e canalização a céu aberto do córrego, as obras irão melhorar as travessias já existentes no local e reter a água das chuvas na parte alta do córrego, por meio da implantação de um piscinão, com capacidade para aproximadamente 40 milhões de litros, evitando inundações e enchentes”, detalha.

Cronologia das obras

As obras no córrego da Bertioga se estenderão do cruzamento entre as avenidas Fernão Dias Paes Leme e Bertioga até as ruas Padre Jordan e Rua das Alocacias. Serão duas frentes de trabalho, sendo uma nas proximidades da Chácara Mall e a segunda nas Ruas Padre Jordan e Rua das Alocacias.

Na primeira frente será feito tratamento do canal do córrego a céu aberto utilizando concreto tipo gabião colchão com tratamento de toda a encosta do córrego. Além disso, está prevista a remoção do muro existente no local para execução de parque linear. A obra prevê ainda a construção de um novo sistema viário para ligar a Avenida Fernão Dias Paes Leme à Rua Atroaris. Na segunda frente de trabalho, que terá início nas ruas Padre Jordan e Rua das Alocacias será construído um piscinão para contenção do córrego Bertioga e seus afluentes. O reservatório possuirá capacidade para aproximadamente 40 milhões de litros.

Entenda a obra

Travessias

O estudo de macrodrenagem realizado no córrego apontou que as travessias existentes no local estão subdimensionadas e que isso cria problemas para as encostas e para o andamento do córrego. Entre os problemas estão erosões e o impedimento da passagem da água de forma normalizada.

O projeto de correção das travessias visa aumentar e melhorar a vazão de água, regularizando o sistema de travessias do córrego Bertioga.

Parque Linear

A implantação de um parque linear contribui para urbanização do córrego e funciona também como uma válvula de escape para evitar que em dias de fortes chuvas haja extravasão do volume de água. Na prática, além de ser uma área agradável, o parque linear funciona como um dispositivo de segurança que impede transbordamento e inundações.

Canalização aberta

A canalização aberta serve para corrigir problemas de encostas e definir o volume adequado de fluidez da água para que não haja transbordamento e inundações.

Piscinão

Consiste em um imenso reservatório com capacidade para aproximadamente 40 milhões de litros, que controlará o fluxo da água para a extensão do córrego através de um sistema automático de esvaziamento por gravidade. As obras no córrego implantarão um sistema de retenção  da água neste piscinão evitando problemas de enchentes na Avenida Fernão Dias Paes Leme e Rua Costa e Silva.