Canteiro de obras: Prefeitura constrói novos prédios e espaços públicos em toda a cidade

Urbanismo e Habitação - Destaques

Melhorias na área da saúde e implantação de áreas esportivas e de lazer  estão entre as principais obras em andamento

A Prefeitura de Várzea Paulista vem realizando obras em todo o município, com o objetivo de levar mais conforto à população varzina e ampliar ainda mais o acesso aos serviços públicos. As melhorias estão sendo promovidas em diversas áreas, desde a pavimentação de vias, até a construção de novas UBS, beneficiando vários bairros da cidade.

Para o prefeito Eduardo Tadeu Pereira, que está acompanhando de perto o andamento das obras, a administração está trabalhando em ritmo acelerado e, a cada dia, inicia uma obra importante. “Na área da Saúde, por exemplo, o processo de melhorias nos prédios e ampliação do atendimento está bastante dinâmico. Recentemente inauguramos a UBS do Jardim Promeca; estamos reformando a UBS Jardim Alessandra e construindo uma unidade na Vila Marajó. Além disso, o ministro Alexandre Padilha anunciou a construção de três novos prédios: Vila Santa Terezinha, Vila São José e Cidade Nova II  e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento)” , avalia.

O vice-prefeito Lula Raniero, que sempre acompanha o prefeito Eduardo na vistoria das obras, ressaltou a importância da construção de novas áreas de lazer, como a reforma e construção de campos. “Estamos realizando obras nos campos da Vila Marajó, Jardim Cruz Alta e Promeca, garantindo para práticas esportivas nos bairros e mais opções de lazer para as famílias varzinas”, diz.

Confira o andamento das principais obras que estão acontecendo pela cidade.

Pavimentação de ruas do Jardim América II

Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida e segurança aos moradores a Prefeitura de Várzea Paulista realiza obras de melhorias nas vias da cidade. Recentemente teve início a pavimentação de três ruas localizadas no Jardim América II: Morumbi, Osasco e Caçapava. Nesta última, o sistema de drenagem já foi implantado e as equipes trabalham na construção de guias e sarjetas. O valor do investimento no local é de R$ 586.523,62, provenientes de verba da própria Prefeitura, e a previsão para entrega das ruas pavimentadas é de seis meses.

Em paralelo a estas obras, a Prefeitura aguarda liberação de recurso de R$ 8,3 milhões do PAC II, junto à Caixa econômica Federal para que possa levar asfalto as demais vias não pavimentadas dos Jardins Américas II e II

Reforma da Creche Dirce Pedroso

Melhorar o ambiente escolar para receber as crianças e garantir condições favoráveis ao trabalho dos educadores são os principais objetivos da reforma que está sendo realizada na creche Dirce Pedroso, no Jardim Promeca. As equipes que trabalham no local finalizaram recentemente a edificação do prédio faltando agora somente a conclusão das obras externas, que consistem na construção de um quiosque, implantação de uma brinquedoteca e reparos no gramado. O investimento no local é de R$289.078,60, provenientes de recurso próprio da Prefeitura.

Reforma da UBS do Jardim Alessandra

A UBS do Jardim Alessandra está recebendo reforma para melhorar a qualidade dos atendimentos. No local, o investimento é superior a R$ 126 mil e as obras são demandas do Orçamento Participativo. A reforma viabilizará salas para curativo, farmácia, inalação, odontologia e Lian Gong, além de oferecer conforto e humanizar ainda mais os atendimentos.

Construção da UBS da Vila Marajó

A UBS da Vila Marajó será a 13ª unidade do município e vai dividir os atendimentos da região em que está inserida, que hoje são realizados na UBS da Vila Popular. A construção está bastante adiantada. No local foram levantadas as paredes e a instalação da estrutura hidráulica e elétrica está praticamente finalizada. A nova unidade está sendo construída em um terreno de 350 metros quadrados e contará com cinco consultórios médicos, salas para grupos e também consultórios odontológicos. A obra foi orçada em R$ 443.331,92.

Instalação de laboratórios de informática na rede de Ensino Fundamental

A Prefeitura realiza operação de instalação elétrica e complementar para a implantação de laboratórios de informática (Pró Info) junto às unidades de Ensino Fundamental do município. Os laboratórios vão funcionar em salas adaptadas para receberem as máquinas. Nos locais, foram instalados sistema de ar condicionado, grades metálicas, pontos de energia e a tubulação necessária.

São nove escolas que estão recebendo as salas de informática para auxiliar o processo de educação dos jovens varzinos. O investimento é de R$ 42.081,57, provenientes de recursos próprios da Prefeitura.

Construção de campos de futebol e áreas de recreação

Com o objetivo de facilitar o acesso da população a práticas esportivas e a áreas de recreação a Prefeitura de Várzea Paulista realiza investimentos em campos de futebol na cidade. Na Vila Marajó o campo está sendo construído na Praça Esportiva Parque Guarani juntamente com uma pista para caminhada; um playground, com brinquedos infantis e locais para descanso; e vestiários para as equipes. A terraplanagem já foi concluída e a base dos vestiários já construídas. O investimento é de R$ 498.137,70.

No campo da Cruz alta as obras estão aceleradas e as equipes estão instalando os refletores nos arredores. O local já conta com grama Esmeralda Imperial, ideal para este tipo de campo.

No Jardim Promeca, as equipes da administração estão concentradas no levantamento das paredes dos vestiários e na implantação da rede hidráulica e elétrica. O investimento é de R$ 291.276,88.